Cuiabá recebeu dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em compromissos distintos nesta sexta-feira (23). Gilmar Mendes realizou uma visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT/MT), e Luiz Fux palestrou no encontro estadual de notários e registradores.
Leia mais:
Justiça manda soltar advogado preso acusado de pedofilia e pornografia infantil; uso de tornozeleira é imposto
Após 17 anos sem visitar a Corte Trabalhista, Gilmar Mendes foi recebido pela sua presidente, a desembargadora Adenir Carruesco, pelo vice Aguimar Peixoto e por outros magistrados e servidores. Durante o encontro, Mendes conheceu a estrutura e atuação da Justiça do Trabalho no estado, falou sobre os desafios enfrentados pelo Judiciário e ressaltou o papel da Justiça na pacificação social.
A presidente do TRT reafirmou a importância da preservação da Justiça do Trabalho como instância especializada nas relações laborais. Segundo ela, o encontro também foi oportunidade para reforçar a necessidade de segurança jurídica e das decisões do STF.
No mesmo dia, o ministro Luiz Fux participou do XXIII Encontro Estadual de Notários e Registradores, também em Cuiabá. Em sua palestra, ele abordou o papel do foro extrajudicial como meio eficaz de acesso à justiça, e reforçou a importância da “Análise Econômica do Direito Notarial”.
Fux afirmou que os serviços notariais e de registro vêm se consolidando como alternativas mais rápidas e eficientes em comparação ao Judiciário, com destaque para a emissão de documentos diretamente nos cartórios e a realização de atos como usucapião, protesto de títulos e mudanças de nome e gênero.
As visitas dos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux reforçaram, cada uma em sua área, a importância de instrumentos jurídicos diversos para garantir acesso à justiça, equilíbrio institucional e eficiência no atendimento às demandas da sociedade.