Desejando muito sucesso, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, empossou o presidente Reginaldo Monteiro de Oliveira com a sua diretoria para a gestão da segunda maior Subseção do Estado, em Sinop. No mesmo dia, empossou Jean Carlo Stavarengo como presidente da 8ª Subseção de Alta Floresta. Eles foram eleitos para o biênio 2025/27.
Leia mais:
Desembargador exalta eleição de colega que reverteu aposentadoria compulsória: ‘exemplo de persistência e de resiliência’
Sessão em Sinop
Gisela saudou os presentes e, vendo tantas mulheres que hoje são lideranças da advocacia mato-grossense, memorou um acontecimento de anos atrás, quando na conferência da mulher advogada em Sinop, ainda era presidente da Comissão da Mulher Advogada e percebeu o dispositivo tomado por homens, com as mulheres assistindo.
"A eles perguntei o por quê de não terem advogadas em suas diretorias e a elas perguntei quando íamos deixar a plateia e entrar no jogo. E a resposta veio, desde então temos visto as mulheres participando cada vez mais da OAB de Mato Grosso, e isso é fruto do trabalho de todas nós e também dos homens que acreditam que a igualdade representa realmente a democracia".
Gisela também falou sobre a importância da renovação constante nos quadros da Ordem e da cada dia mais significativa representação do interior. "Afinal, somos uma advocacia una e assim devemos nos manter, porque tudo que se divide se enfraquece e unidos seremos sim cada vez mais respeitados".
O presidente da CAA-MT, Rodrigo Araújo, também desejou êxito aos empossados e colocou a Caixa à disposição.
Para o presidente empossado, Reginaldo Monteiro de Oliveira, a solenidade de posse foi um momento de reafirmar o compromisso com a advocacia, com a sociedade e os valores que regem a profissão. Ele também ressaltou que a Ordem dos Advogados do Brasil é muito maior do que quaisquer propósitos pessoais, pela sua importância para a advocacia e a sociedade.
Xênia Guerra, ex-presidente da OAB Sinop, destacou o legado que deixou na última gestão e expressou que a parte mais importante dele não pode ser materializado, nem é palpável: que é a união da advocacia sinopense. "Sinop exala a força da advocacia".
Participaram da solenidade a presidente Gisela Cardoso, o vice-presidente Giovane Santin, o tesoureiro Max Ferreira Mendes, o secretário-geral Josemar Carmerino dos Santos, o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Pedro Neto, a presidente da ESA-MT, Jamille Adamczyk, a vice presidente do Tribunal de Ética e Disciplia (TED), Gabriela Correia, o conselheiro federal Eduardo Marçal, e diversos conselheiros seccionais, presidentes de Subseções, a advocacia em geral e autoridades locais.
Alta Floresta
Gisela destacou que a Ordem dos Advogados está ao lado da advocacia, seja na Capital, seja em cada município mato-grossense deste Estado tão extenso, e está também ao lado do cidadão. "Esse é o nosso compromisso com a advocacia de Mato Grosso, de estar presente, para que juntos possamos avançar nas nossas pautas e nas pautas da sociedade". Também celebrou a decisão do Ministério da Educação que acaba de proibir cursos de Direito à Distância.
Para finalizar, Gisela desejou êxito na gestão ao presidente Jean Carlo Stavarengo, à vice-presidente Alana Gabi Sicuto, ao secretário-geral Valmir Travassos Ledo, à secretária-adjunta Vivian Marinildes de Assis Nazário, ao tesoureiro Elson Cristóvão Rocha e à delegada da CAA-MT, Aparecida Scatambuli Sicuto.
Em seu discurso, o presidente empossado, Jean Carlo Stavarengo, exaltou sua diretoria, por ser ativa e competente. "Quem diria que um jovem advogado, com menos de 10 anos de carreira, poderia ocupar a presidência desta Subseção e que esse advogado articularia uma diretoria coesa, técnica e participativa, com membros de extrema capacidade", disse Stavarengo. Ele também defendeu uma OAB próxima da advocacia e se comprometeu a enfrentar todos os desafios que se apresentarem na gestão 2025/2027. Por fim, reconheceu o valor de todos que ajudaram a construir a história da 8ª Subseção.
Participaram da solenidade a presidente Gisela Cardoso, o vice-presidente Giovane Santin, o tesoureiro Max Ferreira Mendes, o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Pedro Neto, a presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), Jamille Adamczyk, a vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Gabriela Correia, o conselheiro federal Eduardo Marçal, conselheiros seccionais, presidentes de Subseções, a advocacia em geral e diversas autoridades locais.