Olhar Jurídico

Segunda-feira, 16 de junho de 2025

Notícias | Política de Classe

DISPUTA POR VAGA

Advogados articulam candidatura à vaga de desembargador no TJ via Quinto Constitucional; confira postulantes

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Helmut, Jackson, Zafino e Jamile

Helmut, Jackson, Zafino e Jamile

Advogados de Mato Grosso já estão em articulações pela vaga que será aberta no Tribunal de Justiça (TJMT) com a aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que completará 75 anos em junho, idade máxima para atuar como magistrado. A disputa será pelo Quinto Constitucional, que reserva uma cadeira na Corte à membros da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público.


Leia mais
Juíza nega prender Aron Dresch; Dorileo rechaça acordo para nova eleição da FMF

Dentre os homens que despontam na primeira fase da corrida estão o advogado Jackson Coutinho, que foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral por três mandatos e já vem articulando sua posição há cerca de um ano; atual diretor tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro é o “preferido” da atual presidente, Gisela Cardoso, e também é nome forte para compor a sêxtupla. Ainda são ventilados como postulantes Ricardo Almeida, Sebastião Monteiro, Dauto Passare e Oswaldo Cardoso.

Já dentre as mulheres, destacam-se a mestre em direito e presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), Jamile Clara Admczyk, apoiada pelo atual vice-presidente da OAB-MT, Giovani Santin; Ana Barquet, ventilada para compor chapa apoiada pelo núcleo do Conselheiro e ex-presidente da OAB-MT, Leonardo Campos; a especialista em compliance e gestão, Angeliza Neiverth, a Vogal da Jucemat e membro da Comissão de Falência e Recuperação de Empresas, Paola Fernandes; Juliana Zafino, que quase foi eleita na última vaga, sendo nome mais votado na OAB-MT; Michelle Zangarini; e Rosana Laura Ramires, advogada docente e doutora e constitucional.

A disputa pelo Quinto é travada em três partes: na primeira, os membros da OAB-MT formam uma lista sêxtupla em que elegem seis nomes, divididos entre três homens e três mulheres; esses nomes são encaminhados ao TJMT, que os reduz em uma lista tríplice – que, por fim, é remetida ao governador do Estado, Mauro Mendes, a quem caberá a nomeação final.

O último advogado que adentrou no Tribunal pelo Quinto reservado à advocacia foi Hélio Nishiyama, nomeado em fevereiro de 2024 por Mauro Mendes. Hélio ficou em primeiro lugar na lista tríplice do Tribunal de Justiça, com 28 votos. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet