Olhar Jurídico

Domingo, 16 de março de 2025

Notícias | Criminal

ATOS DO 8 DE JANEIRO

Professor de dança que animou acampamento golpista, "Xuxa" é condenado a 14 anos

Foto: Reprodução

Professor de dança que animou acampamento golpista,
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o professor de dança e ex-candidato a vereador por Cáceres, José de Arimateia Gomes dos Santos a 14 anos de prisão, no regime fechado, pela sua participação nos atos golpistas do 8 de Janeiro.


Leia mais: Juíza nega absolvição e mantém prisão de 'empresário' cuiabano réu por assassinato e tentativa de homicídio em SC

Professor de dança conhecido como “Xuxa”, José de Arimateia, que é ex-candidato a vereador por Cáceres, foi mantido preso preventivamente por Moraes em janeiro deste ano. Ele foi detido em flagrante na época dos atos, acusado de ser animador do acampamento golpista instalado no Quartel General do Exército em Brasília.

Para manter Xuxa preso, Moraes destacou sua periculosidade, consignando que ele esteve na Praça dos Três Poderes no 8 de Janeiro e integrou o grupo que praticou atos de depredação, bem como gravou vídeos instigando a população a aderir aos atos golpistas.

Em sessão de julgamento encerrada no dia 14 de fevereiro, os ministros da Primeira Turma seguiram o voto do relator, Alexandre de Moraes, e condenaram “Xuxa”, como José é conhecido, pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático, Golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio e associação criminosa armada.

Além disso, ele também deverá arcar com a indenização de R$ 30 milhões pelos danos morais coletivos causados pelos atos golpistas.

O voto de Moraes foi seguido pelos ministros Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux, enquanto Zanin acompanhou com ressalvas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet