Olhar Jurídico

Domingo, 16 de março de 2025

Notícias | Geral

solenidade marcada

Deosdete Cruz toma posse como desembargador do TJMT na próxima sexta-feira

Foto: Reprodução

Deosdete Cruz toma posse como desembargador do TJMT na próxima sexta-feira
Na próxima sexta-feira (7), às 9 horas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizará a solenidade de posse do promotor de Justiça Deosdete Cruz Júnior no cargo de desembargador. A sessão solene ocorrerá no plenário “Desembargador Wandyr Clait Duarte” (Plenário 1), localizado na sede do Palácio da Justiça, em Cuiabá.


Leia também 
Juiz vê enriquecimento ilícito e mantém empresário e empresa réus na Rota Final por fraudes de R$ 3 milhões


Deosdete foi eleito pelo Quinto Constitucional destinado ao Ministério Público em sessão administrativa do Pleno do TJMT, na última quinta-feira (27 de março), na vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges.

Deosdete Cruz Júnior é natural de Cornélio Procópio (PR), filho de Josmara Fittipaldi Cruz e Deosdete Cruz (in memorian).  

Formado em Direito pela Universidade de Cuiabá, é pós-graduado em Direito Constitucional e Direito Ambiental. Atuou perante o Ministério Público Estadual por 20 anos, exercendo o cargo efetivo de analista jurídico entre 2004 e 2005, até ser aprovado em primeiro lugar no concurso para promotor de Justiça, tomando posse em abril de 2005.

É titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, com atribuição em Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, desde 2015. Também atuou nas Promotorias de Justiça de Dom Aquino, Juscimeira, Guiratinga, Itiquira, Rondonópolis, Comodoro, Nova Mutum e Tangará da Serra.

Foi diretor de Defesa Institucional e Integração da Associação do Ministério Público Mato-grossense (AMMP), na gestão 2014-2016.

Atuou como Subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional, entre 2019 e 2023; e, entre 2023 e 2025, foi procurador-geral de Justiça do Estado. No último biênio, assumiu a função de vice-presidente para a região Centro-Oeste do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e exerceu a função de 1º vice-presidente do Conselho de Previdência do Estado de Mato Grosso. Após deixar a chefia do MPMT, passou a atuar na coordenação no Núcleo de Apoio para Recursos aos Tribunais Superiores (Nare).  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet