O Ministério Público do Estado (MPE) vai notificar a prefeitura de Cuiabá nesta sexta-feira (28) cobrando providências urgentes sobre a situação crítica nos atendimentos infantis no Hospital Estadual Santa Casa.
O promotor Milton Mattos da Silveira confirmou que a medida foi tomada após a suspensão nos atendimentos do Pronto Atendimento Infantil nesta quarta-feira (26).
Leia mais:
Deosdete Cruz é escolhido por Mauro Mendes para ocupar vaga de desembargador do TJMT
Na última sexta, Mattos se reuniu com a Secretaria Municipal de Saúde para deliberar sobre as medidas para solucionar o problema, reforçando a responsabilidade do município na assistência às crianças e reforçou a necessidade de um centro de referência pediátrico.
A retomada das obras do Centro Municipal Infantil (CMI), que deveria estar funcionando no antigo Pronto Socorro, mas que foi interrompida sem justificativa, também foi discutida entre MP e prefeitura.
O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Cuiabá, retomou os atendimentos a novos pacientes no Pronto Atendimento Infantil na noite desta quarta-feira (26.2).
A unidade esclareceu que pode haver nova suspensão caso seja registrada, novamente, a superlotação do local. Para facilitar o atendimento a esse serviço, o cidadão deve procurar as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do seu município.
Segundo o Governo, os atendimentos haviam sido suspensos em razão da superlotação registrada na unidade. A medida foi necessária para assegurar um bom atendimento às pessoas que já aguardam na recepção e para não colocar em risco novos pacientes que chegam ao pronto atendimento.
O Pronto Atendimento Infantil do Hospital Estadual Santa Casa foi reestruturado em 2024 e o espaço teve a sua capacidade de atendimentos diários ampliada de 70 para 120. No ano anterior, também foi registrada a superlotação do local.