Promotor de Justiça Deosdete Cruz Junior foi escolhido pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UNIÃO), para ocupar vaga de desembargador do Tribunal de Justiça (TJMT). A vaga, pelo quinto constitucional do Ministério Público, tinha Marcelo Caetano Vacchiano e Milton Pereira Merquiades na disputa.
Leia também
Favorito, Deosdete encabeça lista do MP ao cargo de desembargador; Vacchiano e Merquiades na disputa
Deosdete Cruz é natural de Cornélio Procópio (PR), nascido em 1980. Vive em Mato Grosso desde 1981. Formado em Direito pela Universidade de Cuiabá (1999/2003), foi provado em 1º lugar no concurso de ingresso do MPMT e tomou posse em abril de 2005. Antes de assumir o cargo de promotor de justiça, exerceu o cargo efetivo de analista jurídico do MPMT.
Deosdete atuava como titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande (Patrimônio Público) desde 2015, tendo atuado também nas Promotorias de Dom Aquino, Juscimeira, Guiratinga, Itiquira, Rondonópolis, Comodoro, Nova Mutum e Tangará da Serra.
Antes de se torna desembargador, Deosdete candidatou-se ao cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2023/2025, compondo a lista tríplice, ocupando o primeiro lugar. Em seguida, foi nomeado pelo Ato Governamental nº 5224/2022, tomando posse no cargo de Procurador-Geral de Justiça.
O novo desembargador era considerado o favorito na lista apresentada pelo Ministério Público de Mato Grosso.