Olhar Jurídico

Domingo, 16 de março de 2025

Notícias | Civil

quinto constitucional

Fux dá 72 horas para Ministério Público comprovar legalidade de lista ao cargo de desembargador

Foto: Reprodução

Fux dá 72 horas para Ministério Público comprovar legalidade de lista ao cargo de desembargador
O Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a requisição de informações do Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, em um prazo de 72 horas, referente à reclamação ajuizada por Emanuel Pinheiro da Silva Primo, o deputado federal Emanuelzinho (MDB), contra lista de membros do Ministério Público em disputa ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJMT).


Leia também 
Favorito, Deosdete encabeça lista do MP ao cargo de desembargador; Vacchiano e Merquiades na disputa

 
A reclamação, distribuída ao gabinete do ministro Fux nesta quinta-feira (27), alega que o ato administrativo que formalizou a lista de nomes do MP está em desacordo com artigos da Constituição Federal, princípios administrativos de direito público e diversas decisões com repercussão geral.
 
O reclamante alega que a lista sêxtupla se transformou em uma lista quadrupla, com os nomes de Deosdete Cruz Junior, Marcelo Caetano Vacchiano, Marcelo Lucindo Araujo e Milton Pereira Merquiades.
 
Emanuelzinho aponta ainda que o prazo para inscrições foi considerado muito curto, e que membros do Ministério Público do Mato Grosso consideraram a votação como "jogo de cartas marcadas" ou "evento chapa branca".
 
Na reclamação, o Deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto requer a concessão de medida liminar para suspender o procedimento de indicação ao cargo de Desembargador do TJMT. Ainda, a declaração de nulidade do ato administrativo de elaboração da lista sêxtupla (que se tornou quadrupla).
 
O Ministro Luiz Fux determinou que, após as informações da autoridade reclamada, os autos sejam remetidos à Procuradoria-Geral da República para manifestação com urgência.
 
“Anotando que o presente feito foi distribuído ao meu gabinete às 13h55 da data de hoje (doc. 10), determino, anteriormente à apreciação dos pedidos formulados, a requisição de informações da autoridade reclamada no prazo de 72 (setenta e duas) horas (CPC, art. 989, inciso I). Após, remetam-se os autos à Procuradoria-Geral da República para manifestação com urgência”, determinou Fux.

Votação nesta quinta

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) já reduziu a lista e definiu os três membros do Ministério Público Estadual (MPE) que concorrem à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. Decisão ocorreu nesta quinta-feira (27). 


Veja os nomes escolhidos:


Promotor de Justiça Deosdete Cruz Junior, com 32 votos


Promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, com 30 votos


Promotor de Justiça Milton Pereira Merquiades, com 21 votos
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet