O Ministério Público Federal (MPF) está investigando supostos danos ambientais causados pela Fazenda Paiol Norte, em Santa Rita do Trivelato. O procurador Gabriel Infante Martins assinou a portaria que converteu notícia de fato em inquérito para apurar a responsabilidade da propriedade na construção de um pesqueiro. Portaria do último dia 14 foi publicada nesta segunda-feira (17).
Leia mais
Juíza aponta extrema periculosidade e mantém prisão de faccionado que matou ex-namorada a tiros
Martins considerou a necessidade de continuar as investigações em relação à construção de um pesqueiro de alvenaria de 80m², a menos de 20 metros da margem do Rio Teles Pires.
Considerando que as obras foram feitas em área de preservação permanente com possíveis danos em vegetação nativa, o procurador oficiou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que elabore um relatório de fiscalização no local dentro de 15 dias.
O procurador requisitou que a Divisão Técnico-ambiental do Ibama esclareça a forma de vegetação que as obras impediram ou dificultaram, qual a data o pesqueiro será demolido, e quais medidas deverão ser adotadas para regenerar a área de preservação danificada.