Vereador Jefferson Siqueira (PSD) apresentou petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o prefeito eleito em Cuiabá, Abilio Brunini (PL), esclareça declarações sobre suposta participação da facção Comando Vermelho em atos da Câmara Municipal.
Leia também
Advogado réu pelo 8 de janeiro descumpre cautelares 102 vezes; Moraes pede informações antes de julgar
Petição foi encaminhada ao Supremo tendo em vista que Abilio ainda ocupa cargo de deputado federal. Segundo ação, Abilio afirmou que o Comando Vermelho teria atuado para garantir a eleição de vereadores na capital de Mato Grosso.
De acordo com suas declarações, a influência dessa organização não se limitaria ao processo eleitoral. O grupo também estaria interferindo na disputa pela presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Cuiabá.
Neste contexto, conforme petição, Abilio estaria insinuando que a organização criminosa estaria apoiando a chapa encabeçada por Jefferson. “O pedido de explicações visa esclarecer exatamente o sentido da manifestação do pensamento do requerido, dando inclusive ao interpelado a oportunidade de esclarecer sua verdadeira intenção, dissipando qualquer equívoco”, afirma processo.
Assim, Jefferson pede que Abilio responda as seguintes perguntas:
a) Quais são as informações que o interpelado tem, e o que sabe a respeito dessas afirmações que faz, no que concerne a vereadores envolvidos com a organização criminosa denominada Comando Vermelho?
b) Quais são os vereadores envolvidos no esquema, quais os nomes?
c) Qual a prova de que a tal organização criminosa estaria comprando votos para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cuiabá? E quem são os vereadores que já teriam inclusive aceitado o acordo, conforme o interpelado afirma?
d) É com base em quais provas de fato, que o interpelante acusa tais pessoas de serem aliadas ou complacentes, a organização criminosa denominada Comando Vermelho?
e) O interpelado teria alguma prova de que o interpelante, teve ou tem acordo com a organização criminosa mencionada para a eleição da Mesa Diretora?
f) O interpelado tem documentos ou outras provas do que afirma?