Olhar Jurídico

Sábado, 07 de dezembro de 2024

Notícias | Criminal

venda de decisões judiciais

Conversas mostram Zampieri e ex-assessor de desembargador do TJMT negociando suposta propina: 'grande empreitada'

Foto: Reprodução

Conversas mostram Zampieri e ex-assessor de desembargador do TJMT negociando suposta propina: 'grande empreitada'
O advogado Roberto Zampieri, assassinado a tiros em Cuiabá em dezembro de 2023, mantinha conversas frequentes com o advogado Rodrigo Vechiato da Silveira, ex-assessor do gabinete do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sebastião de Moraes. Nos registros telefônicos de Roberto Zampieri, o contato de Rodrigo aparecia como “Rodrigo Assessor Des Sebastião”. 


Leia também
Empresário é preso em operação que mirou desembargadores Sebastião de Moraes e João Ferreira


Segundo consta na decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a Operação Sisamnes, uma série de diálogos firmados entre Rodrigo e Roberto Zampieri entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2023, tinha como foco o pagamento de vantagens econômicas indevidas. 

O ministro afirma que “havia vários indicativos de supostos pagamentos de propinas que também beneficiaram o próprio desmembrador Sebastião e Rafael Macedo Martins, responsável por minutas de votos Sebastião de Moraes Filho".

Em um desses episódios, Zampieri teria procurado Rodrigo para intermediar o julgamento de um agravo de instrumento - recurso para contestar uma decisão - que  tramitava no gabinete do desembargador. 

“As mensagens aludem a um possível acerto prévio entre Zampieri e o Desembargador Sebastião, o qual, por alguma razão, apesar da suposta combinação, não teria conhecido do agravo de instrumento”, diz Zanin.

Nos prints, Rodrigo orientou o advogado a preparar um agravo interno, disponibilizando-se, também, para “organizar” a decisão. Na mesma oportunidade, o advogado Roberto Zampieri informou a Rodrigo sobre a existência de “honorários”, termo utilizado, segundo a polícia, para referir-se a contratos com clientes que buscam interferências judiciais junto aos desembargadores do TJMT.

Em conversas no dia 16 de março de 2021, Roberto Zampieri afirmou a Rodrigo ter feito o agravo interno e já ter conversado com o “chefe”, que disse que iria reconsiderar a decisão.

Rodrigo: “Bom dia. Conseguiu fazer o agravo interno?”. 

Roberto Zampieri: “Sim, daqui a pouco te passo aí. Ontem eu conversei com o chefe, ele disse que vai reconsiderar, mas quero que você pilote isso p mim com o Rafinha. Pode ser?”.

“Rafinha” seria o então assessor Rafael Macedo Martins, responsável por minutas de votos para o Desembargador Sebastião de Moraes Filho. Suas menções nas conversas contemplariam, possivelmente, os termos “amigo”, “rapaz” ou “menino”.

Zanin, na decisão, destacou uma série de diálogos firmados entre Rodrigo e Roberto Zampieri entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2023, tendo como foco o pagamento de vantagens econômicas indevidas, havendo vários indicativos de supostos  pagamentos de propinas que também beneficiariam o Desembargador Sebastião e Rafael Macedo Martins (Confira trechos dos diálogos abaixo). 

Roberto Zampieri: “Você tem ideia do valor que vai vir p [sic] mim? Não entendi, p [sic] vai ser 40 mil? Isso? Rodrigo, deixa eu ver outra situação, com o chefe está resolvido. Mas
esse valor não manda não. Deixa quieto”.


Rodrigo:60 chefe – 20 menino – 42 imposto. Sobra 127 pra gente”.

Roberto Zampieri: “Essa vou fazer p [sic] você pela amizade não precisa pagar nada não”.

Rodrigo: “Não Não... se você quiser me dar uma participação do seu aceito kkkk, mas é justo passar. Vou te passar 100 sexta. 60 (aprox. 10 mil dólares) + 40. Acabaram de cumprir lá”.

Roberto Zampieri: “Boa tarde. Cumprir a decisão do TJ, isso?”.

Rodrigo: “Isso”.

Rodrigo: “Boa tarde Dr... Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, que venha um ciclo de muito trabalho e realizações nesse 2022. Sexta superei os limites de transferência, mas deu tudo certo. Conte comigo e não esqueça aqui desse seu novo colega de profissão, temos grande empreitada juntos ainda acontecendo e que virão”.

Rodrigo: “Bom dia Dr. Vê [sic] se consegue resolver pra mim essa questão do nosso amigo hoje, não aguento mais ele me pedindo”.

Roberto Zampieri: “Boa tarde. Tudo bem? Passe p [sic] os dados da sua conta, por favor”.

Rodrigo: “Boa tarde”.

Roberto Zampieri: “Vou passar o valor do Rapaz/Rafa”.

Rodrigo: “uhn.. ah tá [sic]. Não esquece de mim Dr. Se não der, só me avisa que já falo la tb [sic], pq o rapaz fica me perguntando”.

Roberto Zampieri: “Bom dia. Obrigado. Vou te passar um agravo da Monte Alegre que vai ser distribuído hoje. A Juíza da Barra está descumprindo a decisão do Des. E se não liberar o Alvará p [sic] levantar os valores depositados, ainda mais agora nesse momento do plantio, s [sic] empresa não planta e QUEBRA. Eu conversei cedo com o Des. eu fui na casa dele. Ele disse que pode falar com o Rafael, disse que vai deferir. Outra coisa, aquele saldo sei [sic] vai hoje”.

Roberto Zampieri: “Bom dia. Tudo bem? Passe p [sic] mim os dados da conta p [sic] eu passar aqueles 50 mil do rapaz”

Roberto Zampieri: “Boa tarde Rodrigo, tudo bem? Eu estive com o Des hoje, e ele me disse que iria pedir p retirar de pauta esse recurso acima. Pedi p [sic] ele ver se reavalia a decisão dele. Você teria como confirmar com o rapaz se foi solicitado isso mesmo? Obrigado”.

Rodrigo: “Pediu e vai sair”.

O operação

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal, além de medidas cautelares como instalação de monitoramento eletrônico, afastamento das funções públicas de servidores e membros do Poder Judiciário, sequestro, arresto e indisponibilidade de bens e valores dos investigados.

Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.






.











 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet