Olhar Jurídico

Sábado, 07 de dezembro de 2024

Notícias | Criminal

VENDAS DE SENTENÇAS

Zampieri negociou com desembargador do TJ decisão favorável em processo envolvendo 'ex-rei' do algodão

Foto: Reprodução

Zampieri negociou com desembargador do TJ decisão favorável em processo envolvendo 'ex-rei' do algodão
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), revelou que o advogado Roberto Zampieri tentou obter uma decisão favorável junto ao desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sebastião de Moraes Filho, em um processo no qual ele representava José Pupin, que já foi conhecido como "rei do algodão" de Mato Grosso.  Roberto Zampieri foi assassinado em Cuiabá em dezembro de 2023


Leia também
Empresário é preso em operação que mirou desembargadores Sebastião de Moraes e João Ferreira


A descoberta ocorreu em diálogos encontrados e datados de 11 de setembro de 2023, entre Roberto Zampieri e o contato “Daysi Escritório”. Segundo revelado, a discussão tinha como objeto um processo judicial de direito processual civil e do trabalho, em que a polícia encontrou a minuta de contrato de prestação de serviços advocatícios entre Roberto Zampieri e José Pupin no valor de R$ 12 milhões. 

Ainda de acordo com a polícia, Zampieri apresentou memoriais ao desembargador Sebastião com a intenção deliberada de obter influência em eventual decisão judicial a ser por este proferida.

Conversas do dia seguinte entre Roberto Zampieri e Valdoir Slapak – empreendedor na área de consultoria de negócios - foram atestadas da seguinte forma:

Roberto Zampieri: “Sebastião pediu vista. Contrataram o filho dele, mas vou desmanchar. O da Colombo e o outro da quebra do sigilo deu tudo certo".

Valdoir: “Boa!!! E Pupin?”.

Roberto Zampieri: “E o do Pupin acabei xe [sic] resolver agora, vai julgar na sessão do dia 28/9, e também resolvi com o Des Sebastião. Tive que acomodar o filho dele".

Valdoir: “Só notícias boas”.

Roberto Zampieri: “Tive que acomodar o filho dele. Entendeu essa parte?”.

Logo em seguida, no dia 13 de setembro de 2023, foi identificada uma conversa entre o advogado Roberto Zampieri e o contato Haroldo Fource, na qual o primeiro informou que teria dado “tudo certo” no caso da Colombo e da Afare, bem como que “o do Pupin vamos ter que acertar as honrarias do filho dele, s [sic] outra parte havia procurado ele”. 

Zampieri, pelo que constou dos autos, encerrou a conversa dizendo a Haroldo Fource: “ontem resolvi isso”.

“A hipótese criminal sustentada pela autoridade policial afigura-se, pelo que se extraiu, demonstrada para fins de deferimento dos provimentos cautelares. Entre os dias 11 e 13 de setembro do ano passado, emergiu possível poderio de Zampieri nos atos do Desembargador Sebastião de Moraes Filho, indicando-se, outrossim, potencial favorecimento a um de seus filhos (assunto tratado mais adiante) como compensação a um êxito judicial alcançado pela parte que Roberto Zampieri representava no processo”, diz trechos o documento. 

A operação

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal, além de medidas cautelares como instalação de monitoramento eletrônico, afastamento das funções públicas de servidores e membros do Poder Judiciário, sequestro, arresto e indisponibilidade de bens e valores dos investigados.

Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet