A Ordem dos Advogados do Brasil Secional - Mato Grosso (OAB-MT) escolheu Gisela Cardoso como presidente para o triênio 2025/27, com 4813 votos. A eleição ocorreu de forma online e aproximadamente 14 mil advogados inscritos na entidade participaram do pleito. Quatro chapas concorreram na disputa, marcada por denúncias eleitorais, acusações e até um boletim de ocorrência policial.
Leia mais
Estado de MT tem 15 dias para apresentar dados sobre proteção do Pantanal e Amazônia
Chapa liderada por Pedro Paulo recebeu 4.129 votos. Chapa encabeçada por Xênia Guerra recebeu 3922 votos.
A corrida pela presidência da seccional mato-grossense, cujo orçamento anual é de aproximadamente R$ 25 milhões, se assemelhou às eleições majoritárias deste ano.
Os candidatos, tirando os da última chapa inscrita, investiram milhões de reais nas respectivas campanhas, com comitês montados em locais estratégicos da capital, reuniões, entrevistas à imprensa, distribuição de materiais impressos e volumosa publicação de conteúdos eleitorais nas redes sociais.
Atual presidente e favorita na reeleição, Gisela Cardoso e os outros concorrentes rodaram todo Estado de Mato Grosso na busca de angariar votos. Pelo lugar que ocupa, Gisela foi o alvo central dos adversários, tendo sido acusada de falta de transparência e gastos excessivos na campanha.
Decisões da Comissão Eleitoral Especial da OAB-MT também marcaram a corrida, já que diversas ordens foram expedidas a pedido de um candidato contra o outro, no sentido de determinar que eles removessem das redes sociais as publicações que atacavam os adversários.
Pela primeira vez na história a eleição foi realizada exclusivamente por voto on-line. A Comissão Eleitoral da OAB diz que o sistema de votação é simples e seguro.
Em 2021, Gisela foi eleita com 4632 votos. Pedro Paulo Peixoto, candidato da oposição, recebeu 3995 votos. Foram computados ainda 126 votos em branco e 115 votos nulos em todo o estado.
Chapa 1
Atual presidente, Gisela Cardoso oficializou sua candidatura à reeleição pela Chapa 1, trazendo a renovação de todos os demais candidatos para os cargos de diretoria da Seccional, apresentando como vice-presidente o advogado e professor Giovane Santin, reconhecido pelo seu trabalho como diretor presidente da Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT).
Compõem a chapa o advogado Josemar Carmerino dos Santos, ex-presidente da Subseção de Tangará da Serra, como candidato à secretário-geral. Jurista e professora, Aline Luciana da Silva Velho, que é diretora-tesoureira da Subseção da OAB Rondonópolis, compõe como candidata à secretária-geral adjunta. Max Magno Ferreira Mendes, que desde 2022 é o Procurador Especial de Defesa de Honorários da OAB-MT, é candidato a diretor tesoureiro.