A candidata pela Chapa 3 à presidência da OAB-MT, Xênia Guerra, foi novamente punida pela Comissão Eleitoral da Ordem por espalhar fake News e acusações infundadas. Desta vez, a Comissão determinou que Xênia Guerra suspenda imediatamente do ar uma postagem feita em formato de 'Nota de Repúdio', postada nas redes sociais neste sábado (16). Advertência ocorre na reta final das eleições da Ordem, prevista para encerrar nesta segunda-feira (18).
Leia mais:
Comissão da OAB manda chapa de Pedro Henrique suspender vídeo com acusações contra Pedro Paulo
Na postagem, Xênia faz acusações levianas sobre um portal de notícias da capital e, pela conduta lesiva à honra e à imagem, o site também a acionará na justiça.
Essa é a segunda vez, em menos de três dias, que Xênia Guerra recebe o mesmo tipo de advertência e determinação da Comissão Eleitoral. A candidata no pleito tem atacado insistentemente a Chapa 1 e também a imagem da própria OAB-MT no afã de se eleger.
A Comissão Eleitoral destaca que “a postagem 'Nota de Repúdio' faz sérias acusações de abuso de poder econômico e político contra a Chapa 1, sem no entanto, apresentar nenhuma prova”. A Comissão também aponta que na fake news divulgada por Xênia, “a própria OAB-MT teve a imagem abalada”.
O não cumprimento da determinação da Comissão Eleitoral, leva à penalidade de multa, indeferimento ou a cassação do requerimento de registro da Chapa 3.
Advertência
No dia 14 de novembro, a chapa de Xênia Guerra já tinha sido advertida pela Comissão Eleitoral por espalhar fake news e tentar tumultuar o processo eleitoral, ao postar um vídeo com afirmações de que haveria trapaça com o voto online nas eleições, que pela primeira vez será realizado no processo eleitoral da OAB-MT.