Olhar Jurídico

Terça-feira, 12 de novembro de 2024

Notícias | Geral

'rapaz de Brasília'

Alvo em operação que afastou cinco no TJMS trocou 9 mil mensagens com Zampieri e combinou 'minuta de decisão' em MT

Alvo em operação que afastou cinco no TJMS trocou 9 mil mensagens com Zampieri e combinou 'minuta de decisão' em MT
Em conversas capturadas no celular de Roberto Zampieri, advogado morto em dezembro de 2023, Andreson de Oliveira Gonçalves, suposto lobista que atuava em esquema de compra e venda de sentenças, é identificado como “rapaz de Brasília”.


Leia também
Lobista citado em negociações com Zampieri é alvo de operação que afasta cinco desembargadores

 
Quebra de sigiloso identificou 9 mil mensagens trocadas entre Zampieri e Andreson. Em uma das mensagens, o suposto lobista envia comprovante de transferência bancária no valor de R$ 200 mil.
 
Andreson foi alvo da Polícia federal nesta quinta-feira, na Operação Ultima Ratio, com o objetivo de investigar possíveis crimes de corrupção em vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Cinco desembargadores foram afastados no estado vizinho.
 
 As informações já reveladas não apontam ligação entre a operação de Mato Grosso do Sul e as investigações em Mato Grosso sobre suposta venda de sentenças.
 
TJMT e o "rapaz de Brasília"
 
Quebra de sigilo telefônico em investigação sobre venda de sentenças em Mato Grosso aponta mais de 9.000 mensagens trocadas entre Roberto Zampieri e Andreson de Oliveira Gonçalves, no período compreendido entre 17 de junho de 2019 a 5 de dezembro de 2023.
 
Investigação revela que Zampieri vendia sua proximidade com o desembargador Sebastião de Moraes Filho (afastado pelo Conselho Nacional de Justiça), cobrando valores do beneficiado (a título de 'honorários').
 
Conforme investigação, em uma das mensagens, Andreson envia a Roberto Zampieri cópia de uma petição de embargos de declaração e afirma: “Preciso prover os ED”. Zampieri responde: “Vou terminar aqui e te ligo”, prosseguindo com: “Eu falo com ele hoje ainda”.
 
Conforme investigação, o diálogo se referia a recurso de relatoria do desembargador Sebastião, parcialmente provido no dia 19 de maio de 2021.
 
Ainda conforme investigação, no dia 16 de julho de 2021, Andreson envia comprovante de transferência bancária a Zampieri, no valor de R$ 200 mil, e agradece: “valeu. Beijo careca”.
 
Há ainda mensagem em que Roberto Zampieri envia áudio a Andreson com mais detalhes sobre pagamentos e, de forma surpreendente, pede para a esposa de Andreson preparar uma minuta de decisão para ser usada pelo desembargador Sebastião de Moraes Filho, para que o julgamento saia “como o cara precisa”.
 
Dias depois, Andreson envia a minuta de decisão solicitada por Roberto Zampieri, com o nome do desembargador Sebastião de Moraes Filho e encaminhamento de provimento do recurso interposto.

Afastamentos em MT

A Corregedoria Nacional de Justiça determinou, no dia 1º de agosto, o afastamento cautelar imediato das funções dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho.

O Corregedor Nacional, ministro Luis Felipe Salomão, também determinou a instauração de reclamações disciplinares contra os dois magistrados, além da quebra do sigilo bancário e do fiscal dos investigados e de servidores do TJMT, referente aos últimos cinco anos.

Há indícios de que os magistrados mantinham amizade íntima com o falecido advogado Roberto Zampieri – o que os tornaria suspeitos para decidir processos patrocinados pelo referido causídico – e recebiam vantagens financeiras indevidas e presentes de elevado valor para julgarem recursos de acordo com os interesses de Zampieri.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet