As mulheres integrantes da lista sêxtupla do Ministério Público de Mato Grosso, Eunice Helena Rodrigues de Barros, Ana Luiza Peterlini, Valnice Silva dos Santos e Sasenasy da Rocha Daufenbach, acompanhadas pela promotora Marcia Furlan, foram recebidas pelo governador Mauro Mendes (União) no Palácio Paiaguás, na quarta-feira (25), para tratar sobre a vaga ao cargo de desembargador destinada à integrantes do MP, pelo Quinto Constitucional, cujo processo seletivo se encontra em andamento. A promotora Lindinalva Rodrigues, uma das integrantes da lista, não participou porque estava em viagem.
Leia mais:
Com cinco mulheres e um homem, MPMT forma lista sêxtupla para vaga de desembargador no TJMT
Durante a visita as candidatas apresentaram suas pretensões em ver uma mulher oriunda do parquet ser nomeada desembargadora junto ao Tribunal de Justiça pela primeira vez na história de Mato Grosso. Segundo elas, todas as seis nomeações anteriores foram destinadas a membros do Ministério Público do gênero masculino, não havendo, portanto, nenhuma mulher indicada para a vaga. É grande a pressão para que haja uma paridade de gênero. Entre os nomes na disputa há apenas um homem, trata-se de Wesley Sanchez.
As candidatas ressaltaram que atualmente o TJMT possui 4 vagas de desembargadores destinadas ao Quinto Constitucional do Ministério Público, todas preenchidas por homens e que o governador poderia mudar esta história, já que tem a responsabilidade, durante o seu mandato de nomear três novos integrantes para o TJ.
Em fevereiro deste ano o promotor de justiça Marcos Regenold foi nomeado desembargador por Mauro Mendes assumindo uma das vagas recém-criadas pelo TJMT. Agora, se encontra aberta o processo de escolha para a vaga deixada em razão da aposentadoria do desembargador Paulo da Cunha e no próximo ano, outra será aberta com a aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges.
Nos bastidores, a informação é que o atual chefe do Ministério Público Deosdete Cruz, que não disputará a recondução, seja o favorito à vaga que será aberta após a aposentadoria de Guiomar.
Definição
As integrantes da lista sêxtupla aguardam, ainda, a votação junto ao TJMT para formação de uma lista tríplice que será então encaminhada ao governador, que tem a missão de definir quem assumirá o posto mais alto do Poder Judiciário de Mato Grosso.