Olhar Jurídico

Quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Notícias | Constitucional

inconstitucional ?

MP pede derrubada de lei que 'dobra salário' de vereadores com pagamento de Verba Indenizatória

MP pede derrubada de lei que 'dobra salário' de vereadores com pagamento de Verba Indenizatória
Ministério Público (MPE) abriu processo para derrubar lei do município de Alto Garças que estabelece verba indenizatória destinada a vereadores no patamar de 100% do valor do subsídio. Processo é do dia 29 de setembro.


Leia também 
Após constatar manobra protelatória, juíza dá cinco dias para defesa de coronel apresentar os memoriais finais

 
Segundo os autos, a instituição de verba de natureza indenizatória, em si mesma, com a finalidade de substituir o pagamento de diárias, adiantamentos e outras espécies de despesas, não é ilegal. “Ocorre, todavia, que os valores praticados destoam do razoável e proporcional na medida em que são substanciais considerando-se como referência o subsídio dos cargos”.
 
Em Alto Garças, o subsídio dos vereadores é de R$ 5.563,35, segundo informações constantes no Portal Transparência da Câmara de Alto Garças. Com base na lei questionada, parlamentares teriam direito à verba indenizatória também no montante de R$ 5.563,35.
 
Conforme o Ministério Público, Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso já formou posição de que seria razoável a fixação do valor das verbas indenizatórias no patamar máximo de 60% do valor do subsídio de seus beneficiários.
 
MPE pede a concessão de medida cautelar apta a limitar o pagamento da verba indenizatória aos beneficiários de modo a respeitar o limite de 60%. No mérito, pedido é pela declaração de inconstitucionalidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet