Prevista para acontecer em novembro, as eleições para a gestão 2025-2028 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tanto na Seccional Mato Grosso como nas Subseções do interior, começam a ganhar seus candidatos. Em Sinop, o advogado Odalgir Sgarbi Junior já colocou seu nome como pré-candidato à entidade municipal, ao lado do colega Luiz Fernando Bressan Aranda e com apoio do advogado Pedro Paulo, principal nome da oposição à atual gestão.
Leia também
Justiça mantém prisão de vereador acusado de liderar esquema de propina no DAE em VG
Odalgir Sgarbi Junior é especialista em direito imobiliário, mestre e doutorando em Direito, ex-presidente do Conselho Municipal de Habitação de Sinop e engajou na campanha “#forafelipesantacruz”, ex-presidente da OAB Federal. Luiz Fernando Bressan Aranda é advogado civilista, atual vice-presidente da União das Entidades de Sinop (Unesin) e membro efetivo da Comissão Estadual da BR 163 da OAB-MT.
Segundo Sgarbi, ele foi procurado por um grupo de advogados que estavam em busca de uma liderança para a elaboração de propostas de mudança e renovação dentro da Ordem. “Existe uma grande parcela de colegas que está descontente com os rumos que a principal instituição da nossa classe tomou nos últimos anos. Queremos despolitizar, resgatar o prestígio da OAB e o valor do advogado na sociedade e na administração da justiça, fazendo com que ele volte a ser respeitado e que a OAB sirva a todos os advogados da Subseção", afirma.
Entre as ideias que uniram este movimento, destaca-se a criação de um Conselho Consultivo Permanente, composto por ex-presidentes da subseção. Esta iniciativa visa aproveitar a experiência acumulada para orientar estrategicamente as ações da OAB Sinop que demandam grande impacto.
Outro ponto de destaque é a transformação do projeto OAB Solidária em uma comissão permanente, visando promover o acesso à justiça para a população carente e, ao mesmo tempo, oferecer prática jurídica para estagiários das instituições de ensino locais.
A chapa também propõe uma série de ações para fortalecer a advocacia, incluindo a luta pela criação de novas varas judiciais, a implementação de um atendimento presencial dos advogados pelos juízes da comarca sem hora marcada, e o aprimoramento dos mecanismos de defesa das prerrogativas dos advogados.
Sobre a importância do alinhamento entre a Seccional e as Subseções, o pré-candidato destaca que a pré-candidatura do advogado Pedro Paulo Peixoto é a que mais se aproxima de seus ideais.
“É inadmissível que a Ordem dos Advogados do Brasil continue refém das arbitrariedades do Supremo Tribunal Federal. Não podemos mais nos sujeitar ao constrangimento de justificar o silêncio da OAB diante da crescente judicialização que beira o autoritarismo. Urge a necessidade de vozes contundentes no Conselho Federal para pôr fim a essa situação alarmante. Neste cenário, nosso sentimento é que a pré-candidatura de Pedro Paulo Peixoto, potencial candidato da oposição, se alinha ao nosso posicionamento. Esta não é uma questão meramente de interiorização da advocacia, mas sim um chamado à unidade dos advogados brasileiros em prol de um objetivo maior: o resgate da dignidade e do respeito à nossa nobre profissão. Enquanto nós, nas Subseções, zelamos pelas peculiaridades e necessidades do interior, é imperativo que nos unamos a um movimento mais amplo, que transcende fronteiras geográficas, visando fortalecer e dignificar a advocacia em âmbito nacional”, enfatiza
Já Pedro Paulo Peixoto completa que o movimento de renovação da OAB-MT não é individual e muito menos de um grupo fechado, “uma panelinha” como ele classifica a gestão atual. “Ele é coletivo e se expande a cada dia com lideranças do estado todo, como é o exemplo de Sinop. Lideranças fortes, independentes, com as quais estamos ligados não por interesses, mas pelo ideal de resgatar a Ordem de Mato Grosso. Fazê-la voltar a representar a Advocacia e a sociedade”, diz.
Com metas de abrir as portas da Subseção a todos os advogados, Odalgir Sgarbi espera dobrar a participação dos advogados em eventos de atualização profissional e reduzir pela metade o tempo de resposta às denúncias de violação de prerrogativas.
O movimento também recebeu o respaldo de diversos advogados, como Claudio Alves Pereira. “Sgarbi tem meu apoio. Ele é um profissional que não transigira com prerrogativas de advogados e certamente não se alinhará a posicionamentos arbitrários da Corte Suprema”, comenta.
A eleição para a nova diretoria da OAB Sinop está prevista para ocorrer na segunda quinzena de novembro, e a pré-candidatura já está gerando grande expectativa na comunidade jurídica local. Se eleita, a nova gestão assumirá em janeiro de 2025, com o desafio de implementar este audacioso projeto e consolidar Sinop como um polo de excelência na advocacia brasileira.