Olhar Jurídico

Quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Notícias | Eleitoral

liminar

Juiz suspende propaganda com frase de Mauro Mendes sobre Abilio: 'louco de jogar pedra'

Foto: Reprodução

Juiz suspende propaganda com frase de Mauro Mendes sobre Abilio: 'louco de jogar pedra'
Juiz Moacir Tortato deferiu liminar determinando a imediata suspensão de propaganda de Eduardo Botelho (UNIÃO) com manifestações contrárias a Abilio Brunini (PL). Decisão é de quinta-feira (19). Na peça publicitária, o governador Mauro Mendes diz que Abilio é “louco de jogar pedra”.


Leia também 
Ex-prefeito, sócio e empresário são condenados a 62 anos por esquema de R$ 20 milhões com madeireiras fantasmas

 
Processo aponta veiculação, nas inserções na televisão, em um total de 41 vezes, de propaganda marcada por grave descontextualização, montagem, trucagem, ridicularização, em desfavor do candidato Abilio Brunini.
 
A propaganda destaca fala atribuída ao governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, a respeito do candidato Abilio: “louco de jogar pedra, metendo pau, esculhambando. A partir dali não dei mais moral”. Peça traz ainda a utilização de “montagens e efeitos sonoros a fins de ridicularizar o candidato”.
 
Na decisão, Tortato aponta a utilização de afirmações contundentes e incisivas manifestadas por apoiadores da campanha, “as quais evidentemente destoam do tom de crítica tolerável no âmbito do debate público”.
 
“Cuida-se, à evidência, de expressão que revela a atribuição de qualidade negativa, com elevado teor depreciativo, e capaz de incutir a pecha do desequilíbrio emocional e da estultice incapacitante para a gestão da coisa pública”.
 
Juiz Moacir Tortato concedeu medida liminar para determinar a suspensão da inserção impugnada, sob pena de multa diária que fica arbitrada em R$ 10 mil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet