A Justiça Eleitoral de Rondonópolis condenou nesta sexta-feira (30) André Barbosa, ex-assessor do candidato à prefeitura de Rondonópolis, Thiago Silva (MDB), a pagar uma multa de R$ 5 mil por disseminar fake news contra o deputado estadual e candidato a prefeito, Cláudio Ferreira (PL).
Leia também
Advogados são interpelados por supostas fake news; tesoureiro lembra que informações contábeis da OAB estão sendo atualizadas
A condenação ocorreu após André publicar em um grupo de WhatsApp uma imagem falsa ligando Cláudio ao Partido dos Trabalhadores (PT), com o objetivo de prejudicar a imagem do candidato.
A decisão reconheceu que a publicação veiculada no grupo "Rondonópolis Verdade" foi uma tentativa de influenciar negativamente a opinião pública.
“Verifica-se que houve manipulação dos fatos a incutir na mente do eleitor o pedido de “não-voto” no pretenso candidato Cláudio Ferreira, tendo em vista que se busca veicular a sua imagem a ideologias políticas diametralmente opostas àquelas defendidas pelo partido a que está filiado, o que é altamente prejudicial à isonomia do pleito”, diz um trecho do documento.
André Barbosa foi assessor de Thiago Silva, adversário de Cláudio nas eleições e faz parte do grupo liderado pelo cacique político, o ex-deputado federal Carlos Bezerra (MDB). O grupo comanda a cidade há mais de 40 anos, ajudando inclusive a eleger o atual prefeito, José Carlos do Pátio (PSB) no município. Pátio foi filiado do MDB por 30 anos, deixando o partido apenas em 2013.
Ao comentar a decisão, Cláudio Ferreira lamentou o ocorrido, mas reforçou a importância de uma campanha justa.
“Essa decisão mostra que a verdade sempre prevalece. Vamos continuar nossa campanha com foco nas propostas que realmente importam para a cidade, sem recorrer a ataques e manipulações, especialmente daqueles que buscam prejudicar a nossa imagem para esconder de onde vieram”, afirmou o liberal.