Presidente da Ordem dos Advogados em Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso revelou ao Olhar Jurídico ter recebido nova denúncia sobre ameaça a advogado. Para preservar a vítima, Gisela não revelou a identidade da pessoa ameaçada, mas afirmou que medidas foram estabelecidas, como contato direto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Leia também
Presidente da OAB pede audiência com corregedor nacional para tratar sobre desembargadores afastados
“Nós tivemos um advogado que nos procurou e alegou estar recebendo, estar se sentindo ameaçado. Aqui de Cuiabá. Nós pegamos esse advogado, levamos ele até a Segurança Pública, além de encaminhar a denúncia dele para a polícia, nós levamos diretamente ao Secretário de Segurança Pública, juntamente com a Polícia Civil, para que ele pudesse relatar o que estava acontecendo”, explicou Gisela.
Em dezembro de 2023, o advogado Roberto Zampieri foi morto a tiros enquanto saia de seu escritório, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. Em julho de 2024, também em Cuiabá, o advogado Renato Nery, ex-presidente da OAB-MT, também foi executado próximo ao seu escritório, localizado na avenida Fernando Correia. Os atos de violência têm preocupado a classe, que cobra medidas.
Conforme Gisela, a atuação da OAB junto à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Judiciária Civil faz com que casos que envolvam ameaças a advogados sejam tratados de forma diferenciada, “com um objetivo diferente daqueles crimes de ameaça, que termina caindo numa vala comum”.
“Então há hoje uma sinalização da PJC nesse sentido de que ameaças contra advogados no exercício da profissão serão destinadas a um determinado setor para ter exatamente essa condução, observando a condição de advogado”, salientou.