O Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou pela desaprovação do registro de candidatura do ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães, que pretende se eleger ao cardo de vereador pelo município.
Manifestação foi assinada pelo promotor César Danilo Ribeiro de Novais, nesta segunda-feira (12).
Leia mais:
Pesquisa aponta Gisela em primeiro lugar nas intenções de votos para o comando da OAB-MT; Pedro Paulo em 2º
De acordo com Novais, Wallace não atendeu todos os requisitos legais exigidos para o registro, encontrando-se irregular por não juntar certidão negativa atualizada e certidão de homonímia.
Além disso, o promotor juntou na manifestação documentos em que comprovam que Wallace respondeu procedimentos no Tribunal de Contas do Estado, sendo que um deles desaprovou suas contas. Há ainda pelo menos cinco tramitações de ações penais em que Wallace figura como réu ou indiciado.
Diante disso, representante ministerial se manifestou pela conversão do registro em diligência, para que Wallace apresente os devidos documentosno prazo de 3 dias e, caso não suprir as falhas, requer o indeferimento da sua candidatura.
Walace foi cassado em 2015 por gastos ilícitos nas eleições de 2012. Consta do processo que houve expressiva movimentação financeira entre os envolvidos diretamente na campanha eleitoral de Walace, entre eles empresas, e que, ao fim, constatou-se que 'o valor declarado na prestação de contas ficou bem aquém daquilo que ilicitamente foi utilizado no pleito'.