Olhar Jurídico

Domingo, 14 de julho de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO HERMES II

Polícia Federal cumpriu 29 mandados de busca contra pessoas e empresas de MT; confira lista

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Polícia Federal cumpriu 29 mandados de busca contra pessoas e empresas de MT; confira lista
Após a deflagração da Operação Hermes II, com o objetivo de apurar e reprimir crimes contra o meio ambiente, especialmente por meio do comércio e uso ilegal de mercúrio, organização e associação criminosa, a Polícia Federal cumpriu um total de 29 mandados de busca em Mato Grosso. 


Leia também 
PF divide suposta organização criminosa em seis núcleos; confira as funções e os nomes


Foram 13 mandados expedidos contra pessoas físicas e 16 contra pessoas jurídicas. As empresas estão localizadas tanto em Cuiabá quanto em cidades do interior do Estado com forte presença de atividade de mineração, como Poconé, Pontes e Lacerda e Peixoto de Azevedo.  

Segundo a Polícia Federal, um dos alvos é Arnoldo Veggi, que reside em Cuiabá. Ele, de acordo com a PF, teria deixado claro em conversas que realizava a importação de mercúrio da China para o Brasil, via cidade de Campinas, através do Aeroporto Internacional de Viracopos. 

De acordo com o órgão, a empresa Quimar, pertencente a Arnoldo Veggi, comercializou mais de 5 toneladas de mercúrio ilegais, em pouco mais de 24 meses. 

Conforme a Polícia Federal, Thiago Mendonça Campos, também conhecido como Thiago Mídia, teria sido quem ensinou a Arnoldo os primeiros passos no comércio de mercúrio. A PF diz que Thiago utilizava a documentação de familiares, a exemplo de sua companheira Taissa Maffessoni, para realizar movimentações bancárias e transações com mercúrio irregular.

Segundo a PF, Fillipe Augusto Viecili, Alam Jose Barros Ferreira da Silva e Edilson Rodrigues de Campos também eram pessoas através das quais Thiago realizava transações bancárias.

Em sua decisão, a juíza Raquel Coelho Dal Rio Silveira negou o pedido de suspensão das licenças ambientais das mineradoras e das autorizações de lavras até que se comprove a legalidade das compras de mercúrio e/ou demonstrem a legalidade de toda operação.

A investigação apontou que as principais formas utilizadas pelos investigados para a movimentação de valores incluem utilização de interpostas pessoas como laranjas para ocultar o responsável pelas operações comerciais e financeiras ou o proprietário de bens, diretos e valores; utilização de empresas de fachada; uso de empresas sem registro de um funcionário sequer; e mistura entre capital ilícito com eventual capital lícito para tornar mais difícil a separação pelas autoridades de fiscalização e repressão.

Segundo a Polícia Federal, houve ainda a compra e venda de imóveis, com valorização artificial, para justificar a origem ilícita do dinheiro utilizado; blindagem patrimonial por meio de manobras jurídicas e engenharia financeira e contábil; utilização ilegal dos sistemas do Ibama para dar aparente legalidade à circulação de quantidade exorbitante de mercúrio; e uso do Aeroporto Internacional de Viracopos para transporte de mercúrio.

Confira os nomes - Pessoas fisicas

Thiago Mendonça Campos
Taissa Maffessoni
Willian Leite Rondon
Brenner Ramos Dias
Jenner Barcelos da Silveira
Jeferson Dias Castedo
Guilherme Motta Soares
Juliano Garutti de Oliveira
Marcus Vinicius Taques Arruda
Marllon Darllam Silva de Almeida
Moises Braz de Proença Junior
Edemil Antônio de Pinho
Rodrigo Castrillon Lara Veiga

Empresas

Cooperativa de Pequenos Mineradores de Ouros e Pedras Preciosas de Alta Floresta e Outros Municípios (Cooperalfa) - Alta Floresta
Kin Mineração - Cuiabá
Mineração Aricá - Cuiabá
Vale Gold Ltda - Cuiabá
Salinas Gold Mineração - Nossa Senhora do Livramento
Multi Mineração - Nossa Senhora do Livramento
Euromáquinas Mineração Ltda - Nova Lacerda
Comercial Santarém - Peixoto de Azevedo
Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) - Peixoto de Azevedo
Aços Mendonça - Poconé
Avante Mineração - Poconé
Mineradora Barros Ltda - Poconé
Multi Comércio e Representações para Mineração e Agricultura Ltda - Poconé
Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Pontes e Lacerda - Pontes e Lacerda
Grupo Dias Investimentos e Participações S.A. - Cuiabá 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet