Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

DISPUTA NO TJMT

Luiz Ferreira desiste de concorrer às eleições para Presidência do Tribunal de Justiça de MT

Luiz Ferreira desiste de concorrer às eleições para Presidência do Tribunal de Justiça de MT
O desembargador Luiz Ferreira da Silva desistirá de concorrer à Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Ferreira estava articulando sua candidatura, mas acabou por não dar seguimento a disputa. Além dele, devem participar o atual corregedor, José Zuquim Nogueira de um lado e Clarice Claudino da Silva de outro.

Leia Mais:
TJMT se reúne para escolher novo desembargador ou desembargadora; veja nomes inscritos

Pelo que tudo indica, Luiz Ferreira irá apoiar a candidatura de Zuquim. Quem vencer a eleição vai comandar o Judiciário de Mato Grosso entre 2023 e 2024. Esse é o segundo pleito que Ferreira tenta articular seu nome à Presidência. O magistrado já alcançou o posto de corregedor na chapa do ex-presidente Carlos Alberto da Rocha. 

No pleito seguinte, seu nome foi cogitado para substituir Rocha, mas acabou por não vingar. Uma vez que o presidente, na época tentou uma reeleição, e apenas não continuou na disputa por uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que suspendeu dispositivo do Regimento Interno que permitia a reeleição de presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Em seu lugar, foi eleita a segunda mulher a ocupar o cargo na história do TJMT, Maria Helena Póvoas. A atual presidente do TJMT não poderá concorrer à reeleição.

De acordo com a apuração, José Zuquim, já vem buscando alianças para sua pré-candidatura e deverá contar com o apoio do desembargador Orlando Perri,  um dos mais respeitados da Côrte.

O registro da candidatura aos cargos de presidente, vice-presidente, e corregedor-geral da justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso devem acontecer no mês de agosto. Depois dos nomes serem apresentados, abre-se sessão do pleno no qual os 30 desembargadores votam em seus candidatos, em outubro. A posse dos desembargadores eleitos ocorre em dezembro e a entrada em exercício nos respectivos cargos de direção se dará em 1º de janeiro de 2023.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet