Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

sistema eleitoral

Procurador de Mato Grosso assina notícia de ilícito eleitoral contra Bolsonaro

Foto: Agência Brasil

Procurador de Mato Grosso assina notícia de ilícito eleitoral contra Bolsonaro
Mais de 40 procuradores que atuam na área dos direitos humanos e fundamentais do Ministério Público Federal (MPF) enviaram na terça-feira (19), ao procurador-geral da República, Augusto Aras, um pedido para que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado por causa dos ataques, sem provas, ao sistema eleitoral do país.

Leia também 
Botelho abre consulta no TRE sobre financiamento coletivo de candidatura

 
O documento é assinado pelas procuradorias regionais do Direito do Cidadão dos 26 estados e do Distrito Federal, além do chefe da procuradoria federal da mesma área. Por Mato Grosso, assina o procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares.
 
No documento, os membros do MPF registram que o presidente atacou explicitamente o sistema eleitoral brasileiro, proferindo inverdades contra a estrutura do Poder Judiciário Eleitoral e a democracia brasileira, "em clara campanha de desinformação, o que semeia a desconfiança em instituições públicas democráticas, bem como na imprensa livre".
 
Para eles, a conduta do presidente encerra, em tese, a prática de ilícitos eleitorais decorrentes do abuso de poder, com enfoque na propaganda e na desinformação. Diante disso, pedem à procuradoria-Geral eleitoral para que adote todas as providências cabíveis e consideradas necessárias para a completa apuração dos fatos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet