Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Grampolândia Pantaneira

TJ adia conclusão de apelações sobre sentenças impostas a Zaqueu Barbosa e cabo Gerson

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

TJ adia conclusão de apelações sobre sentenças impostas a Zaqueu Barbosa e cabo Gerson
Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) iniciou julgamento na quarta-feira (8) de apelações sobre sentenças em face do cabo da Polícia Militar em Mato Grosso (PM-MT), Gerson Correa Junior e do Coronel Zaqueu Barbosa, nomes envolvidos no caso conhecido como Grampolândia Pantaneira. O relator, desembargador Gilberto Giraldelli, votou por manter sentença de primeiro grau. Juvenal Pereira pediu vista. Rondon Bassil aguarda. 

Leia também 
Ex-secretário questiona acordo feito por construtora para se livrar de processo no valor de R$ 283 milhões

 
Cabo e coronel foram julgados na Décima Primeira Vara Criminal de Cuiabá, especializada em Justiça Militar, em novembro de 2019. Gerson foi beneficiado com perdão judicial após reconhecimento de delação premiada unilateral.
 
Por unanimidade, o conselho condenou o coronel Zaqueu Barbosa a 8 anos em regime inicial semiaberto. O coronéis Evandro Alexandre Ferraz Lesco e Ronelson Jorge de Barros, e o tenente-coronel Januário Antônio Batista foram absolvidos.

Gerson e Zaqueu recorreram pela absolvição. O Ministério Público apelou para reverter perdão ao cabo e aumentar pena imposta a Zaqueu Barbosa. 
 
O esquema
 
Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas.
 
A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”, dentre médicos, empresários e funcionários públicos.
 
Os grampos foram obtidos na modalidade “barriga de aluguel”, quando investigadores solicitam à Justiça acesso a telefonemas de determinadas pessoas envolvidas em crimes e no meio dos nomes inserem contatos de não investigados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet