Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

TRIBUNAL DO JURI

Estudante de odontologia que matou e quase decapitou ex-namorada é condenado a 27 anos de prisão

Foto: Reprodução

Julgamento aconteceu nesta quarta-feira.

Julgamento aconteceu nesta quarta-feira.

O estudante de odontologia e autor de feminicídio preso pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) foi condenado a 27 anos e seis meses de prisão pelo Tribunal do Juri da Comarca de Araputanga. Com requintes de crueldade, Giovani Eduardo Aniceto de Araújo, 25, assassinou Dennilla Cris Dantas Barbosa, 19 anos, com golpes de faca que quase decapitaram a vítima. O julgamento começou por volta de 8h desta quarta-feira (1) e terminou às 17h. 

Leia também:
Estudante de odontologia escreveu carta para simular suicídio de namorada: “frio e calculista”

Natural de Fortaleza (CE), Giovani foi preso por uma equipe da DHPP, que realizou diligências em apoio à Delegacia da Polícia Civil em Araputanga. O criminoso estava nas dependências do Shopping Popular, no bairro do Porto, em Cuiabá, na manhã do dia 17 de junho de 2021, um dia depois do feminicídio, quando fazia compras logo depois de ter cortado o cabelo para dificultar o reconhecimento.
 
Ainda no local, ele também comercializou em uma das bancas do centro comercial, o notebook que havia dado de presente à vítima na ocasião do relacionamento entre ambos e que levou dela após cometer o crime.

Em depoimento concedido ao delegado Caio Albuquerque, da DHPP, que também realizou a prisão em flagrante, o criminoso confessou o homicídio e deu detalhes de como matou a ex-namorada. 
 
Investigação minuciosa
 
De acordo com apuração da Polícia Civil, com objetivo de simular suicídio da jovem, Giovani escreveu uma espécie de carta no notebook da vítima.

No entanto, a mãe de Denilla negava que isso pudesse ter acontecido. Além disso, alguns pertences da jovem haviam desaparecido, aumentando a possibilidade de homicídio.
 
Ainda na investigação, a Polícia Civil recebeu informação de que um homem com características similares a de Giovani estaria à procura de um mototáxi que o levasse até São José dos Quatro.
 
Ao chegar na cidade, Giovani se hospedou em um hotel, mas usou um nome falso. Ao ver imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, a mãe reconheceu que o homem era o namorado da filha.
 
Denilla e Giovani namoraram por algum tempo. A vítima, inclusive chegou a visita-lo em Fortaleza, mas ela acabou rompendo o relacionamento por não nutrir sentimento por ele e por se sentir sufocada por ciúmes do criminoso. Ela já estava em um novo relacionamento e não apresentava qualquer queixa sobre o novo namorado.
 
Ao ser interrogado, Giovani confessou o crime e disse que após o término do relacionamento e por querer saber o motivo, decidiu vir para Mato Grosso para “conversar” com a jovem. Antes de encontrar a ex, ele comprou uma faca no supermercado. Porém, negou que fosse para cometer o feminicídio e disse que usava a arma branca para defesa pessoal.
 
No encontro com a jovem, ele se aproveitou do momento que ela foi ao banheiro para mexer no computador dela. Na ocasião, encontrou conversas de Denilla com o atual namorado. Quando ela saiu do banheiro, o criminoso não disse nada e apenas atacou a vítima. Os golpes de faca começaram quando a vítima estava em uma cadeira e posteriormente no chão.

Com a jovem morta, o criminoso se lavou e deixou a casa com sangue nas vestes e no próprio corpo. Consigo levou o computador da vítima para continuar lendo as mensagens.

A partir da materialidade do homicídio, relatório de investigação e oitivas colhidas, aliado à confissão de Giovani, o delegado Caio solicitou a conversão da prisão em flagrante em preventiva, atendida pelo Poder Judiciário.

As qualificadoras do crime são: motivo fútil, meio cruel, emprego de recurso que impossibilitou defesa da vítima, e pelo fato de o homicídio ser praticado contra mulher no contexto de violência doméstica e familiar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet