Olhar Jurídico

Terça-feira, 05 de julho de 2022

Notícias | Eleitoral

JUSTA CAUSA

Vereador de Brasnorte tem filiação no PL reconhecida no TRE

Foto: Foto: Divulgação

Vereador de Brasnorte tem filiação no PL reconhecida no TRE
Por maioria, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) reconheceu a justa causa para desfiliação do vereador de Brasnorte, Norberto Júnior, que era do DEM e com a fusão com o PSL e criação do União Brasil, se filiou ao Partido Liberal (PL). A votação aconteceu nesta sexta-feira (20) durante sessão ordinária do Pleno, realizada de forma virtual. 

Leia mais: 
TRE reconhece justa causa para desfiliação de Cezinha Nascimento e Fabinho, vereadores em Cuiabá e VG

Durante a votação, seguiu o entendimento de que na hipótese de fusão partidária de dois ou mais partidos deixam de existir para formar um terceiro completamente novo. Neste sentido, os estatutos dos partidos de origem são cancelados nos termos do artigo 50 da Resolução do TSE de 23.571 de 2018. 

O que deixa claro que, com a criação do União Brasil, houve uma mudança substancial no programa partidário e nos rumos da sigla, com número de identificação própria, cores e desenhos, ideário, filosofia, extinguindo todo o programa ideológico do PSL e DEM. Assim, sendo declarada a existência de justa causa para a desfiliação de Norberto Júnior do DEM, sem prejuízo de perda de mandato. 

O parlamentar comemorou a decisão do TRE-MT, pois com a criação do novo partido realmente houve mudanças partidárias significativas que o fizeram optar pelo PL, o partido o qual se filiou o presidente Jair Bolsonaro. 

“Seguindo os meus princípios e valores, me filiei ao PL acompanhando o nosso presidente e indo atrás do que eu acredito. Sigo com lealdade à minha família e ao eleitor que me elegeu representante de Brasnorte para seguir defendendo o nosso povo em um partido em que foi muito bem recebido pelo senador Wellington Fagundes (PL) e o deputado federal Nelson Barbudo (PL)”, declarou Norberto.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet