Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

usará tornozeleira

Tribunal de Justiça concede liberdade a vereador acusado de tentar matar colega de parlamento

Foto: Reprodução

Tribunal de Justiça concede liberdade a vereador acusado de tentar matar colega de parlamento
Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) proveu parcialmente habeas corpus e concedeu liberdade ao vereador de Querência, Neiriberto Ertal, acusado de tentar matar colega de parlamento durante sessão.

Leia também 
STJ mantém prisão de agente acusado de planejar homicídio em praça pública

 
O vereador sustentou que não há fundamentação idônea para a manutenção da medida e que a própria “vítima, que também é vereador, não teme o Paciente. Deixou muito claro em seu depoimento que o Paciente não oferece risco para ela, uma vez que são amigos e que referido fato foi uma conduta isolada do Paciente”.
 
O relator, desembargador Orlando Perri, salientou que a primariedade e os bons antecedentes devem ser sopesados em favor do paciente, não havendo, em princípio, risco concreto de reiteração delitiva que autorizaria a manutenção da sua prisão cautelar para garantia da ordem pública.
 
Relator votou por impor a seguintes medidas cautelares: declaração do endereço; comparecimento mensal em juízo; não se ausentar do território da comarca por mais de 5 dias; não frequentar lugares inapropriados (casa de prostituição, casa de jogos, e outros similares); recolher-se em sua residência no período noturno, a partir das 20h, bem como nos finais de semana e nos dias de folga; não se envolver em outro fato criminalmente ilícito; não manter contato ou se aproximar da vítima e das testemunhas no curso da ação penal; não fazer uso de substância alcoólica ou de qualquer outro com efeito entorpecente; monitoramento eletrônico.
 
Voto de Perri foi seguido de forma unânimes.

O caso

Neiriberto foi preso preventivamente por tentativa de homicídio após sacar um revólver em plena sessão da Câmara dos Vereadores e acionar o gatilho na direção de um colega e vários populares.
 
O vereador evadiu-se do distrito da culpa, tendo sido preso em Cuiabá, distante cerca de 1.000 km da cidade de Querência. A arma de fogo utilizada não foi localizada até o presente momento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet