Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Tribunal de Justiça

Pleno aprova proposta de realinhamento em de 16% das tabelas salariais dos servidores de carreira

Foto: TJMT

Pleno aprova proposta de realinhamento em de 16% das tabelas salariais dos servidores de carreira
Em decisão unânime, o Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou a Proposição n. 6/2022, de autoria da presidente da instituição, desembargadora Maria Helena Póvoas, a fim de que seja encaminhado anteprojeto de lei à Assembleia Legislativa objetivando alterar a Lei n. 8.814/2008, a fim de promover o realinhamento de 16% nas tabelas salariais dos servidores de carreira do Poder Judiciário de Mato Grosso. A proposta foi aprovada em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (30).

Leia também 
AL vê risco e pede modulação de decisão que vedou idade e tempo de contribuição diferenciados para oficiais de Justiça avaliadores e PMs

 
A presidente do TJMT destacou que diante de anomalias apresentadas durante décadas, com âncoras no período pandêmico e inflacionário, responsáveis, dentre outros fatores, pelo decréscimo do poder de compra da moeda, revela-se conveniente e oportuno o realinhamento nas tabelas salariais dos cargos de carreira.
 
A magistrada salientou ainda que essa proposição é resultado do esforço conjunto, após diversas reuniões da Administração com os representantes dos servidores, “de forma a atender aos seus anseios, ao mesmo tempo que demonstra a valorização da classe pela Administração, priorizando o primeiro grau”, observou a desembargadora Maria Helena Póvoas.
 
O acréscimo nas tabelas salariais dos cargos de carreira, no percentual de 16%, incidirá apenas no valor dos subsídios dos seguintes cargos: Agente da Infância e Juventude; Analista Judiciário; Auxiliar Judiciário; Distribuidor-Contador e Partidor; Oficial de Justiça; e Técnico Judiciário.
 
Além do realinhamento na tabela, a atual Administração também promoveu a majoração do auxílio-saúde de R$ 1.200 para R$ 1.510 e irá estudar as propostas que venham a ser apresentadas pelo Comitê Gestor do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR) para eventual submissão ao órgão competente, adequando a Lei à nova realidade do Poder Judiciário.
 
Possibilidade orçamentária

A Proposição n. 6/2022 resultou do Estudo de Impacto Financeiro elaborado pelo Departamento de Pagamento de Pessoal da Coordenadoria de Recursos Humanos. Na sequência, os autos foram remetidos à Coordenadoria de Planejamento para parecer acerca da viabilidade do pleito, sobrevindo estudo orçamentário que concluiu pela possibilidade orçamentária e financeira para implementação das despesas.
 
As entidades representativas dos servidores foram oficiadas pela Administração para manifestação quanto à proposta, sobrevindo, em 23 de março, o aceite dos termos apresentados, por todas as associações e sindicato.
 
“Insta salientar que a aprovação da tabela que ora se submete a este e. Tribunal Pleno não irá alterar o compromisso de quitação das despesas já autorizadas, muito menos trará consequências orçamentárias ao pagamento de passivos e diferenças salariais, na proporção que vem sendo feito por esta Gestão”, complementou a magistrada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet