Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Administrativo

no CNMP

Deputado federal apresenta reclamação disciplinar contra PGJ por 'atos políticos' envolvendo Bolsonaro

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Deputado federal apresenta reclamação disciplinar contra PGJ por 'atos políticos' envolvendo Bolsonaro
O deputado federal José Medeiros (Podemos) entrou com uma reclamação disciplinar em face do Procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antonio Borges. Processo administrativo será avaliado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Leia também 
Swarovski entra na justiça contra aumento de aluguel de 45% no Pantanal Shopping

 
Segundo Medeiros, O PGJ tem efetuado declarações públicas nos meios de comunicação, na condição de procurador, com teor eminentemente político, o que denota intuito de denigrir autoridades, em especial do presidente Jair Bolsonaro. “Tal conduta, em tese, constitui infração disciplinar e contraria a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Ministério Público”.
 
“Insta ressaltar que, além da condição de membro do Ministério Público de Mato Grosso, o representado fez as declarações na condição de Procurador Geral do Ministério Público, inserindo a instituição em debates de cunho político e atacando autoridades federais que não são de interesse institucionais ou funcionais”.
 
O parlamentar requer o recebimento da reclamação, e que, liminarmente, o Conselho Nacional determine que o PGJ se abstenha de efetuar declarações “depreciativas, tendenciosas e de cunho polític”.
 
Medeiros requer ainda que seja “processada a presente Reclamação e que ao final identificada as infrações sejam aplicadas as sanções concernentes”.

Inquérito

Fatos envolvendo Borges e Medeiros não são recentes. A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), reautuou em setembro de 2021 petição do procurador-geral de Justiça em face do deputado federal. 

Petição passou a tramitar como inquérito tendo como parte interessada o procurador-geral da República, Augusto Aras. O parlamentar é investigado por vazamento de informação sigilosa. 

O MPE emitiu nota em 11 de agosto afirmando que o deputado federal disseminou notícia falsa (fake news) para fazer crer que as urnas eletrônicas utilizadas pela Justiça Eleitoral brasileira não são seguras e confiáveis.

Na ocasião da nota, o órgão ministerial prometeu representar contra o deputado junto à PGR e à Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, para a apuração dos fatos e a devida responsabilização criminal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet