Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Civil

​SERVIDORES EM GREVE

Promotor diz que serão instaurados inquéritos contra policiais penais que não receberam presos

Foto: Reprodução

Promotor diz que serão instaurados inquéritos contra policiais penais que não receberam presos
O promotor de Justiça Luis Alexandre Lima Lentisco, da Comarca de Água Boa (a 636 km de Cuiabá), afirmou que serão instaurados inquéritos para apurar a situação de não recebimento de presos na Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva. O representante do Ministério Público reforçou aos policiais penais que o recebimento de presos é uma atividade essencial e ininterrupta.
 
Leia mais:
Em greve, policiais penais se recusam a receber reeducando em penitenciária; vídeos
 
A categoria dos policiais penais está em greve por salários melhores, equiparados aos das outras polícias. O Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso (Sindspen) rejeitou a proposta do Governo do Estado de aumento de 15% com R$ 450 de vale alimentação e a Reposição Geral Anual (RGA) e a greve foi deflagrada nesta quinta-feira (16).
 
O promotor Luis Alexandre Lima Lentisco foi à penitenciária com o delegado regional de Água Boa, Valmon Pereira da Silva, para conversar com os policiais penais. Quando chegou ele disse aos grevistas “eu estou aqui com base no artigo 26, inciso I C, da Lei Orgânica do Ministério Público, por conta de ser um assunto de fiscalização”.
 
Lentisco ainda disse que o recebimento de presos é uma atividade essencial e ininterrupta, e reforçou o pedido, já feito pelo delegado regional, e feito por ele, para que recebessem os presos que estavam ali, a fim de evitar apuração de responsabilização por descumprimento do dever funcional.
 
“Os senhores podem se recusar a receber, mas neste caso o delegado e os demais aqui presentes, a gente vai querer saber os nomes, as matrículas de cada um dos servidores que estão se recusando a receber, para que, em sede de inquérito policial, e administrativo dentro do Ministério Público [...] para acompanhar esta situação, porque estou muito preocupado com esta parte de não recebimento de presos, para que a gente possa apurar o que está acontecendo”, disse o promotor.



 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet