Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Operação Flor do Vale

Justiça encaminha contador envolvido em morte de advogado a cela no CCC, onde receberá atendimento médico

Foto: Reprodução

Justiça encaminha contador envolvido em morte de advogado a cela no CCC, onde receberá atendimento médico
O contador e empresário João Fernandes Zuffo, preso nesta quinta-feira (9) por envolvimento na morte do advogado João Anaídes de Cabral Netto, 49 anos, ocorrida em julho deste ano, passou por audiência na 7ª Vara Criminal de Cuiabá e foi depois encaminhado ao Centro de Custódia da Capital (CCC), por ter curso superior. A juíza Tatiane Colombo autorizou que ele receba atendimento médico por ser diabético e ter sido internado recentemente para tratamento de Covid-19.
 
Leia mais:
Contador responsável por planejar roubo de BMW que culminou na morte de advogado é preso em Cuiabá
 
João Anaídes de Cabral Netto foi morto no dia 17 de julho em um condomínio de chácaras, no município de Juscimeira (163 Km de Cuiabá). O caso foi transferido para a 7ª Vara Criminal de Cuiabá, especializada contra o Crime Organizado. João Fernandes Zuffo foi um dos alvos da Operação Flor do Vale, que cumpriu de ordens judiciais contra alvos investigados pelo crime.
 
O mandado de prisão do empresário foi cumprido na manhã de ontem (9), na capital, pela equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que recebeu informações da localização após trabalho efetuado pelo Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Rondonópolis. Ele foi localizado no bairro Consil.
 
A Secretaria de Estado de Segurança Pública confirmou que ele foi encaminhado ao CCC. João Fernandes Zuffo possui diploma de Ensino Superior e comprovou que necessita de tratamento médico.
 
Operação Flor do Vale
 
O inquérito conduzido pela Delegacia da Polícia Civil de Juscimeira apurou as circunstâncias e identificou os envolvidos no crime ocorrido no dia 17 de julho em um condomínio de chácaras, em Juscimeira, que vitimou o advogado João Anaídes. Um contador de Rondonópolis está com mandado de prisão preventiva decretado pelo juízo da Comarca de Juscimeira e encontra-se foragido.
 
No dia 17 de setembro, a delegacia de Juscimeira, com apoio da Regional da Polícia Civil em Rondonópolis deflagrou a Operação Flor do Vale para cumprimento de ordens judiciais contra alvos investigados pelo crime.
 
De acordo com o delegado Ricardo Franco, as provas produzidas e indícios reunidos no inquérito demonstram a liderança do contador no planejamento e execução de diversos crimes patrimoniais ocorridos na região. Ele planejava, apontava e indicava aos comparsas do grupo criminoso os lugares para executar os roubos, entre eles o que ocorreu no condomínio de chácaras onde três propriedades foram alvos do grupo e em uma o advogado foi morto.
 
O contador tem uma chácara no mesmo condomínio onde ocorreu o latrocínio e na data ele estava na propriedade, onde aguardava a conclusão do roubo, se passando por vítima.
 
Um dos criminosos presos durante a operação Flor do Vale é funcionário do contador. A investigação identificou ainda a participação dele, do patrão e de outros dois em outro roubo cometido também contra um advogado, em dezembro do ano passado, quando foi levado um veículo BMW da vítima, em Cuiabá. Na ocasião, o contador estava presente no local do roubo e se passou por vítima.
 
O delegado informou ainda que no decorrer da apuração para esclarecer o roubo, a Polícia Civil chegou a outros dois crimes cometidos pelo mesmo grupo criminoso. O roubo de um veículo em Cuiabá e outro executado no mês de abril deste ano, em Juscimeira.
 
“É uma organização criminosa que conseguimos desmantelar, com a identificação de todos os envolvidos e a prisão de alguns deles. Os demais estão com os mandados expedidos e que tentaremos cumprir”, esclareceu o delegado. A investigação contou com apoio da Delegacia Regional de Rondonópolis.
 
O grupo criminoso invadiu o condomínio de chácaras Flor do Vale, roubou algumas propriedades e na última delas, em que estava a vítima, amarrou as pessoas que estavam na casa. O advogado João Anaides e mais uma vítima do assalto foram amarradas separadamente em um banheiro.
 
Os suspeitos começaram a subtrair objetos pessoais das vítimas e logo em seguida foi ouvido um disparo de arma de fogo vindo do banheiro.
 
A vítima que estava trancada no banheiro junto com o advogado relatou que um dos suspeitos arrombou a porta e efetuou um disparo na cabeça de João Anaides. Após o disparo, os criminosos fugiram do local levando duas camionetes, uma delas, do advogado.

Acesso a interceptações 

A defesa de Joao Fernandes Zuffo comunica que obteve liminar junto ao STF a fim de ter acesso aos áudios das interceptações telefônicas da Operação Flor do Vale. Custa acreditar que as autoridades competentes não tomaram conhecimento direto com a prova antes de qualquer decisão. Tínhamos a certeza de que os tribunais superiores iriam corrigir o que será uma futura nulidade processual.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet