Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Buscando conciliações

Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Saúde será inaugurado na segunda-feira

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Saúde será inaugurado na segunda-feira
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Cejusc da Saúde Pública, será inaugurado na próxima segunda-feira (22) pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. O objetivo é buscar rapidez e eficiência na solução nas demandas de saúde.

Leia também:
Juiz do CNJ reconhece Mato Grosso como referência nacional em políticas para sistema prisional
 
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça,
O novo Cejusc funcionará em espaço anexo à Vara Estadual da Saúde, no Fórum de Várzea Grande, e terá como coordenador o juiz José Luiz Leite Lindote, que já responde pela Vara Especializada.
 
O Cejusc da Saúde Pública atuará no atendimento ao público, prestando orientações e informações (cidadania), e também na solução de conflitos pré-processuais e processuais, exclusivamente em demandas que tratem do direito à saúde.
 
A instalação do Cejusc também é uma forma de a Justiça Estadual estimular a participação ativa da comunidade na solução de disputas, utilizando métodos consensuais de resolução de conflitos, como negociação, conciliação e mediação.
 
Com competência para atuar em demandas de todo o Estado, o Cejusc prestará atendimento tanto presencial quanto virtual, facilitando assim a resolução das demandas sem a necessidade de deslocamento do cidadão que reside em outra cidade, otimizando tempo e reduzindo custos.
 
Como resultado, a Justiça Estadual pretende reduzir o tempo de resposta aos atendimentos de cidadania; diminuir o tempo de tramitação dos procedimentos processuais e pré-processuais; ampliar a quantidade de pessoas beneficiadas pelas atividades relacionadas à composição amigável; aumentar a taxa de acordo nas reclamações pré-processuais e processos judiciais que tramitam no Cejusc; e, por fim, atender as demandas da saúde, especialmente pela constatação do aumento dos conflitos na área em função da pandemia de coronavírus.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet