Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

​Violência Psicológica

ABA-MT e ABA-RS realizam promovem a semana do “Abuso emocional nunca mais”

Foto: Reprodução

ABA-MT e ABA-RS realizam promovem a semana do “Abuso emocional nunca mais”
A ABA-RS realiza entre os dias 4 e 8 de outubro, em parceria com a ABA-MT, o evento “Abuso Emocional Nunca Mais”, que faz parte de um movimento para coibir e orientar as mulheres e famílias acerca do abuso emocional, que hoje já foi tipificado como crime de Violência Psicológica. O evento será gratuito, e ficará gravado no YouTube da ABA Nacional.
 
Leia mais:
Movimento lança pré-candidatura de Gisela Cardoso à OAB-MT
 
O tema “Abuso Emocional Nunca Mais” foi inspirado na obra da advogada Silvia Malamud “Autoridade em abuso emocional por Narcisista Perversa”, e no Projeto idealizado em 2020 pela advogada Ana Lúcia Ricarte, Diretora da ABA/MT. A ABA-RS viu necessidade de discutir o tema diante de tantos abusos que as mulheres vêm sofrendo, muitas vezes caladas, tanto no seio da família quanto no trabalho.
 
O evento conta com autoridades sobre violência contra mulher, de todo país, bem como advogadas do direito das famílias. Em Mato Grosso já foram realizados três eventos sobre Abuso Emocional e lançado um E-book sobre o tema.
 
Diante de todo o sucesso o evento acontecerá em parceria com a ABA do Rio Grande do Sul. Serão cinco dias de evento, onde vão ser abordados temas relacionados à identificação do abuso, suas consequências na família, jurídicas e sociais.
 
A Coordenação Geral do evento é das Comissões da Mulher e das Comissões de Direito de Família da ABA/RS e ABA/MT.
 
“São inúmeras as reclamações e ações acerca da violência psicológica, e o tema precisa ser debatido e demonstrada a importância de combater o abuso”, disse a presidente da Comissão da Mulher da ABA-RS.
 
“Estamos felizes que o projeto esteja sendo realizado no Rio Grande do Sul com advogadas competentes e atuantes, pois combater a violência psicológica é nosso grande desafio”, disse a presidente da Comissão da Mulher da ABA-MT.
 
“Este evento será importante para que sejam discutidos os reflexos do abuso emocional nas famílias, bem como as consequências para os filhos”, afirmou a advogada Tatiana Fortes, presidente da Comissão dos Direitos da Família da ABA-RS.
 
“O evento terá uma repercussão importante, e visibilidade ao problema que já foi inclusive tipificado no Código Penal como Violência Psicológica”, disse a advogada Stela Velter, presidente da Comissão dos Direitos da Família da ABAMT.
 
O evento será gratuito, e ficará gravado no YouTube da ABA Nacional.
 
A ABAMT tem realizado um trabalho fantástico no que tange aos Direitos da Mulher e da Família, realizando debates, webinares, Congressos e encontros, e segundo a Dra Ana Lucia Ricarte “As discussões acerca do abuso emocional traduzem as missões da ABAMT, que tem recebido uma manifestação de gratidão da sociedade de todo País”.
 
Caso queiram conhecer a ABA e se associar, consulte o site www.aba.adv.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet