Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Civil

medidas restritivas

TJ cita falta de dado cientifico e suspende lei que ampliou serviços essenciais em cidade de MT

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

TJ cita falta de dado cientifico e suspende lei que ampliou serviços essenciais em cidade de MT
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso acolheu pedido cautelar efetuado pela Procuradoria-Geral de Justiça e determinou a suspensão da Lei nº 3.104/2021, do município de Sorriso, que amplicava a lista de serviços essenciais na pandemia da Covid-19. A norma, segundo o Ministério Público, ia além do que já está previsto em decretos estadual e federal. A decisão liminar foi proferida na terça-feira (20). 

Leia também:
Justiça determina que MPE tenha acesso a todos os inquéritos da Grampolândia Pantaneira

“Não se pode admitir a pulverização absoluta de autoridade normativa para tratar de saúde pública, sendo inviável que cada Município aja de forma isolada, a gerar um Estado errático e inconsistente, incapaz de proteger grande parte da população da doença e dos efeitos econômicos da pandemia”, destacou o desembargador Marcos Machado, em um trecho da decisão. 

Afirmou ainda que “as justificativas apresentadas pelo Município de Sorriso e pela Câmara Municipal de Sorriso, para edição do ato normativo, estão fundadas em auxílio/interpretação/esclarecimento/regulamentação da matéria, sem indicação de qualquer dado concreto/científico que recomende o abrandamento das medidas restritivas naquela municipalidade”. 

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade, o MP argumentou que a Lei Municipal nº 3.104, de 26 de março de 2021, possui vício de iniciativa, já que extrapola a competência suplementar do Município. O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, alegou ainda que as normas advindas da suplementação devem estar de acordo com as regras estadual e federal. 

Além dos serviços e atividades consideradas essenciais no Decreto Federal 10.282, o Município de Sorriso incluiu outras seis categorias e estavam valendo desde 29 de março. Confira AQUI a relação de atividades consideradas essenciais, de acordo com a Lei 3.104/21.



 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet