Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Civil

contra aglomeração

MP dá cinco dias para Cuiabá melhorar sistema de agendamento de vacinas e cobra drive-thru

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MP dá cinco dias para Cuiabá melhorar sistema de agendamento de vacinas e cobra drive-thru
O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) estabeleceu prazo de cinco dias para que o Município de Cuiabá apresente plano de ação com novas estratégias de vacinação dos idosos. Além de melhorias no sistema de agendamento disponibilizado no site da Prefeitura de Cuiabá, o MPE recomenda limitação de apenas um acompanhante no local da vacinação, definição de novos locais para atendimento, estruturação das equipes de saúde, entre outras medidas.

Leia também 
STJ nega recurso de Romoaldo contra condenação por improbidade administrativa


A Notificação Recomendatória foi expedida nesta sexta-feira (26) pela 34ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Individual e Coletiva da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência. No documento, o MPE recomenda ainda a ampliação da divulgação das orientações referentes ao cadastro e agendamento da vacinação; realização de atendimento pelo sistema drive-thru; e disponibilização de policiamento e vigilância patrimonial e sanitária voltadas à segurança do estoque de imunizantes e das condições ambientais necessárias ao armazenamento das respectivas doses.

De acordo com o promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone, no dia 24 de março o Ministério Público oficiou a Secretaria Municipal de Saúde requisitando, com urgência, adoção de medidas eficazes para reduzir a aglomeração de pessoas no local de vacinação dos idosos, mas não obteve resposta.

“Vivenciamos uma fase crítica da pandemia em Cuiabá e no restante do país. Na Capital, a vacinação ainda está na fase dos grupos prioritários, sobretudo das pessoas idosas que fazem parte do grupo de risco. É notoriamente sabido que o Novo Coronavírus possui altos índices de transmissão, morbidade e mortalidade, e que, conforme orientações dos órgãos de saúde, a forma mais eficaz de preservar a saúde pública é evitar a aglomeração de pessoas, adotando o distanciamento social”, enfatizou o promotor de Justiça. 

Segundo ele, no dia 22 de março a Promotoria de Justiça realizou reunião on line com a Secretaria Municipal de Saúde para tratar sobre a vacinação das pessoas idosas. Na ocasião, o município informou que há um total de 7.812 idosos na faixa etária de 75 a 79 anos para receberem a primeira dose da vacina já em estoque. 

Fachone chama a atenção para o fato de que o Ministério da Saúde tem assinado novos contratos de aquisição de imunizantes e, consequentemente o município receberá quantidades maiores de vacina e com maior frequência. “A chegada de mais vacinas, advindas do Ministério da Saúde, consequentemente obrigará o município a ampliar a quantidade diária de vacinação”, observou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet