Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

pleito de 2020

MP abre inquérito contra vereador suspeito de boca de urna; fiscal cita ameaça

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MP abre inquérito contra vereador suspeito de boca de urna; fiscal cita ameaça
O promotor de Justiça Arnaldo Justino da Silva, membro do Ministério Público, determinou abertura de inquérito policial em face de Marcrean dos Santos (PP), vereador por Cuiabá e suspeito pela prática, em tese, de crimes eleitorais de boca de urna e de transporte de eleitores, fatos que teriam ocorrido no pleito eleitoral de 2020. Há citação ainda a ameaça.

Leia também 
Promotor investiga empresa delatada por Riva e mais cinco nomes em diferentes inquéritos

 
Conforme a representação criminal, no dia 29 de novembro de 2020, 2º Turno das Eleições Municipais, na Escola Municipal Orlando Nigro, local de votação situada no bairro Pedregal, um fiscal notou Marcrean abordando pessoas com pedidos de votos.
 
Durante a abordagem policial, Marcrean negou o fato. Contudo, os agentes de segurança presenciaram o pedido de um idoso feito ao vereador sobre veículo para transportá-lo de volta à sua residência, o qual foi prontamente atendido.
 
Ainda na ocasião, quando da chegada de apoio para a guarnição, Marcrean aproveitou da aglomeração e se evadiu do local, não tendo sido possível a sua detenção. O fiscal relatou ainda que, ao retornar à comunidade, sofreu ameaça de agressão física por grupo de apoiadores de Marcrean, dentre eles, o filho do vereador.
 
Segundo Arnaldo Justino, “a comprovação da materialidade e autoria dependem de diligências imprescindíveis a serem encetadas em procedimento investigatório a ser instaurado formalmente, no qual se deverá angariar provas aptas a confirmar ou não as declarações”.
 
“Em face do exposto, requer seja determinado o retorno dos autos à Delegacia de Polícia Federal, a fim de ser formalmente instaurado inquérito policial para a completa apuração da existência e autoria do fato ilícito noticiado, devendo ser envidadas todas as diligências necessárias ao deslinde da notícia-crime, incluindo a qualificação e oitiva das testemunhas indicadas na representação, perquirindo-lhes acerca dos fatos”, determinou o promotor no mês de fevereiro.

Outro lado

A reportagem tentou entrar em contato com Marcrean por ligação e mensagem. Não houve resposta. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet