Olhar Jurídico

Domingo, 07 de março de 2021

Notícias / Civil

Ação determina transferência de menino de 10 anos diagnosticado com Covid-19

Da Redação - Arthur Santos da Silva

19 Fev 2021 - 14:20

Foto: Reprodução

Ação determina transferência de menino de 10 anos diagnosticado com Covid-19
Após atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso, um menino de 10 anos foi transferido no dia 17 de fevereiro de Primavera do Leste (237 km de Cuiabá) para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no antigo Pronto-Socorro da capital.

Leia também 
STF julga lei de MT e exclui incidência ICMS sobre o licenciamento ou a cessão de software


J.H.N.C.A. estava internado no Hospital Maternidade São Lucas desde domingo (21). O menino é portador de artrite e foi hospitalizado para tratar a doença. De acordo com a mãe, ele foi diagnosticado com Covid-19 após apresentar problemas respiratórios e realizar exames.

O garoto foi diagnosticado com taquidispneia grave, com acometimento de 80% do parênquima pulmonar, e eritema difuso, conforme atestado médico anexado ao processo. Com o agravamento do quadro, precisou de transferência urgente para UTI pediátrica.

A ação foi conduzida pela 6ª Defensoria de Primavera do Leste, sob a liderança do defensor público Nelson Gonçalves de Souza Júnior. Procurada pela família na terça-feira (16), por volta das 17h30, a DPMT ajuizou a ação com pedido de tutela de urgência às 20h, e às 22h do mesmo dia o pleito foi deferido pela juíza plantonista Myrian Pavan Schenkel, da comarca de Primavera do Leste.

Na decisão, a magistrada determinou que a transferência para UTI pediátrica fosse realizada no prazo máximo de 24 horas, sob pena de bloqueio de ativos financeiros do Governo do Estado para o custeio do referido tratamento, devido à necessidade e urgência do caso, seja em hospital público ou em instituição privada, em Mato Grosso ou em outro estado disponível.

Covid

Desde 29 de junho de 2020, segundo informações do Grupo de Atuação Estratégica em Defesa da Saúde (Gaedic Saúde), a Defensoria Pública ingressou com 123 ações solicitando leitos de UTI, medicamentos ou exames para pacientes com Covid-19, ou com suspeita da doença, em Mato Grosso. 
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet