Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

​BIÊNIO 2021/2022

Comemorando mulheres à frente do Judiciário, Maria Helena Póvoas é empossada presidente do TJ

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Comemorando mulheres à frente do Judiciário, Maria Helena Póvoas é empossada presidente do TJ
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Garaglione Póvoas, eleita para o biênio 2021/2022, foi empossada em uma solenidade transmitida online no final da tarde desta sexta-feira (18). Também foi empossada a vice-presidente, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira. Em seu discurso a presidente comemorou o fato de que pela primeira vez na história duas mulheres estarão à frente do comando da Justiça Estadual.
 
Leia mais:
Maria Helena Povoas é eleita presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
 
Apesar de ter sido transmitida online, a sessão solene foi realizada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Apenas o atual presidente, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, e a presidente eleita estavam presentes no plenário.
 
Acompanharam virtualmente a solenidade o governador Mauro Mendes, o procurador-geral de Justiça José Antônio Borges, a vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso deputada Janaina Riva, representando o presidente Eduardo Botelho, o presidente da Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) Leonardo Campos, o conselheiro interino do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso Luiz Carlos Pereira, representando o presidente Guilherme Maluf, além de outras autoridades.
 
Em seu pronunciamento o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha citou que a desembargadora Maria Helena esteve ao seu lado durante sua gestão, que teve que enfrentar desafios maiores que em tempos passados, e mesmo assim trouxe investimentos, inovações e eficiência. O magistrado ainda exaltou a produtividade dos servidores do Poder Judiciário no período de pandemia, todos em teletrabalho.
 
A vice-presidente e o corregedor-geral de Justiça fizeram seus juramentos e assinaram o termo de posse por videoconferência. Na solenidade foi lida uma homenagem da desembargadora aposentada Shelma Lombardi, primeira presidente mulher do TJMT, à presidente e à vice-presidente eleitas para o biênio 2021/2022. A magistrada aposentada disse que em sua gestão enfrentou machismo e comemorou o fato de termos na diretoria do TJ para o próximo biênio duas mulheres. Ela teceu elogios às duas desembargadoras.
 
Também foram transmitidos vídeos com os cumprimentos do presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, do deputado Eduardo Botelho, presidente da ALMT, e do governador Mauro Mendes.
Em seu discurso a presidente agradeceu o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. Ela fez um agradecimento especial à OAB e ao advogados mato-grossenses, que ela disse se sentir honrada de ser egressa desta classe, e afirmou que para lá pretende retornar quando se aposentar. A presidente falou sobre a pandemia da Covid-19 e lamentou todas as perdas.
 
“Assumo em um cenário permeado de incertezas e desafios, mas assim como foi em minha vida profissional os desafios me atraem”, disse.
 
A magistrada também utilizou seu discurso para enaltecer a desembargadora aposentada Shelma Lombardi, uma das pioneiras no Poder Judiciário de Mato Grosso, ambiente, conforme disse, que era predominantemente masculino. A presidente dedicou sua vitória às juízas e desembargadoras membros do TJMT. Comemorou o fato de que pela primeira vez na história duas mulheres estarão à frente do comando da Justiça Estadual.
 
História na Justiça
 
Apesar de não ser a primeira mulher a presidir o TJMT, sendo que esta foi a desembargadora Shelma Lombardi, há 23 anos, esta será a primeira vez que uma mulher oriunda do quinto constitucional presidirá o Judiciário mato-grossense.
 
A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas é natural de Cuiabá, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade de Cuiabá (Unic). Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT) desde 25 de maio de 1983, Maria Helena foi a primeira e única mulher – até o momento – a presidir a Instituição. Ela esteve à frente da presidência da OAB-MT por dois mandatos consecutivos, entre 1993 e 1997.
 
Maria Helena Militou como advogada em Mato Grosso de 1983 a 2005, quando ingressou na magistratura pela vaga do quinto constitucional da OAB. Na Justiça Eleitoral, a desembargadora também teve papel de destaque ao ocupar todos os cargos de direção do TRE-MT. Ela foi vice-presidente e corregedora no biênio 2013/2015 e presidente entre 2015 e 2017.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet