Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Civil

disputa judicial

Justiça suspende eleição para presidente da AMM

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Justiça suspende eleição para presidente da AMM
O juiz Onivaldo Budny, da Primeira Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, suspendeu nesta sexta-feira (11) o processo eleitoral para a escolha do novo presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), cuja votação estava prevista para a próxima terça-feira (15).

Leia também:
Prefeitos novatos ingressam ação na Justiça para anular eleição da AMM
 
Budny acatou em caráter liminar pedido formulado pelo prefeito eleito do município de Campo Verde, Alexandre Lopes (PDT), e estabeleceu prazo de 15 dias para a AMM se manifestar a fim de impugnar a suspensão do certame. Também foi determinado que Ministério Público seja escutado sobre a ação.
 
O prefeito eleito de Campo Verde busca anular assembleia geral extraordinária realizada pela AMM em 19 de novembro sob a alegação que a reunião deliberou sobre matérias distintas às averbadas em edital convocatório.
 
Conforme Olhar Direto noticiou no último dia 9 de dezembro, um grupo de prefeitos novatos tenta anular a eleição para poder participar da escolha do presidente da associação. Sem direito a voto, por ainda não terem assumido, conforme determina o atual estatuto da AMM, eles buscam o direito de participar da escolha do presidente da entidade.
 
Na ocasião, Alexandre Lopes (PDT) explicou que  o intuito dos prefeitos novatos é apenas lutar pelo direito de votar, visto que são eles que vão ter que lidar com o novo presidente da AMM nos próximos três anos.
 
“Um grupo de prefeitos, entendendo que aquilo não era correto, que os votos cabem aos prefeitos novos, decidiu reivindicar isso. Estamos representando esses prefeitos novos. O que queremos é a condição de escolher nosso representante. Estamos entrando no processo agora, mas não conseguimos as condições de poder votar”, disse o futuro prefeito na quarta-feira (9), antes de uma reunião no Palácio Paiaguás.
 
O prefeito ainda garantiu que o grupo de novatos não tem o interesse de apoiar qualquer candidato e que o desejo de todos é apenas ter voz no pleito. “Quem são os concorrentes para mim não importa, o que eu quero é a condição de poder escolher. Eu só vou poder escolher o representante daqui três anos e acho que isso quem teria que escolher é o próximo que vai entrar. Estou representando este grupo de prefeito não pelos que estão lá, que nem os conheço, o que eu fiz foi pela condição de votar”, finalizou.
 
A eleição do próximo presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) estava marcada para acontecer na próxima terça-feira, dia 15 de dezembro, tanto de forma presencial quanto online. Ao todo, 121 prefeitos associados estão aptos a votar. Duas chapas foram registradas na última sexta-feira (4).
 
Concorrem pelo comando da associação o atual presidente Neurilan Fraga (PL), que pretende ir para seu quarto mandato e o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa, o popular ‘Maurão’ (PSD). Segundo o atual estatuto, só poderão votar na eleição prefeitos que estão atualmente no cargo, ou seja, muitos que não foram reeleitos e que vão ter seus mandatos encerrados no dia 31 de dezembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet