Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

​DOIS DISPUTAM CARGO

Escolha de novo Procurador-Geral de Justiça começa nesta sexta-feira e termina na segunda

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Escolha de novo Procurador-Geral de Justiça começa nesta sexta-feira e termina na segunda
A votação para eleição da lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, biênio 2021/2023, terá início na próxima sexta-feira (11), a partir das 17h, e se estenderá até as 17h do dia 14 de dezembro. Pela primeira vez, a escolha ocorrerá exclusivamente por meio de sistema eletrônico de captação de votos. Dois membros do MPMT disputam o cargo. São eles: o promotor de Justiça José Antônio Borges, que concorre à reeleição, e o procurador de Justiça Flávio Cezar Fachone.

Leia mais:
Vereador eleito de SP entra com ação contra MPMT após compra de iPhones 11 por R$ 1,6 mi

De acordo com a presidente de Comissão Eleitoral, procuradora de Justiça Esther Louise Asvolinsque Peixoto, devem participar da eleição todos os procuradores e promotores de Justiça que estão no efetivo exercício de suas funções. Atualmente, segundo o Departamento de Gestão de Pessoas, existem 248 membros ativos. Para votar, o procurador ou promotor de Justiça deverá entrar no Portal de Aplicativos para ter acesso ao sistema "Eleições".

Ao final da escolha será gerado um código que será a contraprova de participação na votação. "Importante esclarecer que o sistema não registra nenhum vínculo entre voto gerado e usuário logado, garantindo o sigilo", esclareceu a procuradora de Justiça. Na quinta-feira (10), às 8h30, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça será emitida a "zerésima" do sistema de votação, demonstrando a inexistência de voto.

Também integram a Comissão Eleitoral o promotor de Justiça Ezequiel Borges e a promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach.

Procedimento

Com a votação, os membros do MPMT definem o primeiro e o segundo colocados da lista. Na sequência, haverá a homologação pelo Colégio de Procuradores de Justiça e no primeiro dia útil de 2021 a lista será encaminhada ao Governador do Estado, que terá até 15 dias para promover a nomeação do novo chefe da instituição. A solenidade de posse ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet