Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Constitucional

Lei em exame

Governador questiona necessidade de aprovação do Legislativo para alienação de terras públicas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Governador questiona necessidade de aprovação do Legislativo para alienação de terras públicas
O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) Ação Direta de Inconstitucionalidade contra dispositivo da Constituição do estado que condiciona a alienação ou a concessão de terras públicas a terceiros à aprovação da Assembleia Legislativa do estado, salvo para fins de reforma agrária. A relatora da ação é a ministra Rosa Weber.

Leia também 
TRT leiloa sede de colégio avaliada em R$ 5 milhões e área rural de R$ 14 milhões


Na avaliação do governador, o artigo 327 da Constituição mato-grossense viola o princípio da separação dos Poderes, pois a alienação ou a concessão de terras públicas são meros atos executivos situados no contexto de programas definidos com a participação do Legislativo.

Ele relata que a necessidade de aprovação pela Assembleia Legislativa tem atrasado a conclusão de processos administrativos que tratam do tema.

Mauro Mendes alega, ainda, que o dispositivo afronta o artigo 188 da Constituição Federal, que somente condiciona à aprovação do Congresso Nacional a alienação ou a concessão de terras públicas para fins de política agrícola ou reforma agrária nos casos em que elas ultrapassarem 2,5 mil hectares.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet