Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

Rádio

Justiça libera parte de propagandas que ligam Fávaro a Lula e Dilma

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça libera parte de propagandas que ligam Fávaro a Lula e Dilma
O juiz auxiliar Armando Biancardini Candia, membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), revisitou liminar e liberou a veiculação de propaganda eleitoral (somente em rádios) que liga o candidato no pleito suplementar ao Senado, Carlos Fávaro (PSD), ao ex-presidentes Lula e Dilma, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT). Segue proibida a divulgação da propaganda na televisão. O materiais pertencem à campanha de Nilson Leitão (PSDB).

Leia também 
CNJ veda reeleição no TJMT e dá 25 dias para pleito sem participação de Carlos Alberto

 
A propaganda na TV tinha o seguinte texto: “Carlos Fávaro diz que tem apoio e é amigo de Bolsonaro, mas amizade mesmo, ele tem é com outros presidentes, amizade colorida entre o partido dele e o PT. Fávaro até contratou o advogado que que defendeu a Dilma no impeachment para cassar o mandato da então senadora Selma Arruda. Aceita a derrota que dói menos Fávaro. De amizade assim, o presidente Bolsonaro tá passando longe”.
 
A propaganda em Rádios dizia: “Carlos Fávaro disse que tem apoio e é amigo de Bolsonaro, mas vivia coloiado com Lula e adjodjado com Dilma, tipo amizade colorida entre o PSD, partido de Fávaro, e o PT, não tem? Para cassar Selma Arruda, Fávaro contratou advogado e ex-ministro petista, José Eduardo Cardozo, o mesmo que defendeu a Dilma no impeachment. Fávaro, aceita derrota que dói menos. De amizade assim, Bolsonaro, quer distância”.
 
Em sua decisão, Biancardini esclareceu que o vídeo produzido para TV possuía montagens características de computação gráfica e efeitos especiais, características vedadas pela legislação. Assim, a peça foi suspensa.
 
Sobre o texto veiculado em rádios, o magistrado entendeu que os fatos utilizados para construir sua narrativa, ou seja, a ligação entre os partidos políticos PSD e PT e a contratação do advogado José Eduardo Cardozo, são verídicos. Assim, não houve ofensa ou veiculação de fake news.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet