Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

​RISCO DE INDEFERIMENTO

Juíza determina ajuste de percentual mínimo de cota de gênero em candidaturas de vereadores do MDB

Foto: Reprodução

Juíza determina ajuste de percentual mínimo de cota de gênero em candidaturas de vereadores do MDB
A juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá, intimou o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para que ajuste, em 72 horas, irregularidades apontadas no pedido de registro de candidatura de vereadores em Cuiabá. Segundo a magistrada, o partido não respeitou o limite legal de cota de gênero.
 
Leia mais:
Mãe adotiva e padrasto são condenados após tentarem matar menina enforcada com fio
 
A Justiça explicou que o limite máximo de candidatos por partido isolado é 38. O MDB indicou 29, sendo 21 candidaturas masculinas e 8 femininas. A Lei determina que o percentual mínimo de candidatos para cada gênero é 30%.
 
No caso, o percentual de candidaturas masculinas do MDB foi de 72.41%, enquanto o de candidaturas femininas foi de 27.59%. Mesmo considerando que uma das candidaturas masculinas não está apta, o percentual mínimo continua abaixo do exigido, sendo 20 (71.43%) de homens e 8 (28.57%) de mulheres.
 
A Justiça deu prazo de 72 horas para que o partido ajuste as irregularidades indicadas, também relativas ao demonstrativo de regularidade de atos partidários e demais documentos com ele apresentados, sob pena de indeferimento do pedido.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet