Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

investigação

Secretaria de Justiça investiga denúncia de tortura em cadeia

Foto: Reprodução

Secretário de Justiça e Direitos Humanos - Paulo Lessa

Secretário de Justiça e Direitos Humanos - Paulo Lessa

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso instaurou um procedimento interno para investigar as denúncias de tortura e maus tratos em cadeias públicas do Estado encaminhadas pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT).

A denúncia foi apresentada pela advogada presidente da comissão, Betsey Polistchuk e foram encaminhadas pela irmã de um detento provisório que teria contado vários fatos ocorridos nas cadeias públicas de Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis e Juína, constando inclusive nomes e telefones de algumas testemunhas.

Por meio de assessoria de imprensa, a Secretaria de Justiça informou que não pactua com nenhuma forma de violência e que todas as denuncias encaminhadas estão sendo apuradas com o rigor da Lei.

Conforme a denúncia, o próprio diretor da cadeia pública de Lucas do Rio Verde estaria participando das agressões e torturas. Dentre os fatos narrados pelos denunciantes em um dos casos os carcereiros teriam arrancado a unha dos presos com alicate em represália ao fato deles terem jogado água quente em agentes prisionais durante uma rebelião.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB requereu também a transferência do detento denunciante, preso provisório, para a Cadeia de Várzea Grande onde tem familiares que possam acompanhá-lo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet