Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

​EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

STF nega recurso de doleiro membro de quadrilha do traficante internacional 'superman pancadão'

Foto: Reprodução

STF nega recurso de doleiro membro de quadrilha do traficante internacional 'superman pancadão'
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o recurso interposto pelo doleiro Jazom Neres de Souza contra uma decisão que negou a ele um recurso de habeas corpus. Jazom foi alvo fa Polícia Federal em 2015, na Operação Hybris, que desarticulou a organização criminosa de tráfico internacional liderada pelo traficante Ricardo Cosme Silva dos Santos, conhecido como "superman pancadão".

Leia mais:
STF garante acesso a interceptações à defesa de traficante ‘superman pancadão’, mas mantém sentença

A Jazom foram imputados os crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Ele interpôs embargos de declaração contra a decisão que lhe negou um recurso de habeas corpus.

O recurso foi rejeitado por unanimidade. O STF viu ausência de omissão, contradição ou obscuridade e entendeu que os embargos declaratórios não devem ser acolhidos. 

"A real finalidade da parte embargante, a pretexto de referir-se genericamente a contradições no acórdão recorrido, é a renovação do julgamento da causa, providência incabível na via dos embargos de declaração. O inconformismo com o resultado do julgamento não se qualifica como omissão, contradição ou obscuridade", diz trecho da decisão. 

Operação Hybris

O esquema de tráfico internacional foi investigado pela Polícia Federal no âmbito da Operação Hybris. Segundo a PF, o grupo, que possuía um esquema muito bem estruturado incluindo a constituição de empresas que possibilitavam a lavagem de dinheiro, atuava principalmente no  município de Pontes e Lacerda e regiões vizinhas. 

O grupo era  responsável por frequentes carregamentos de cocaína oriunda da Bolívia para os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Pará, Maranhão e para Europa.

Para atestar a qualidade do produto, os criminosos rotulavam a droga com a imagem do personagem “Superman”, seguida da palavra “Pancadão”, que remete ao líder da organização, existindo outras apreensões no país e no exterior de drogas com esta marca não relacionadas à operação Hybris. 

O líder da quadrilha é apontado como sendo o empresário Ricardo Cosme Silva, que foi preso em um condomínio de luxo instalado Às margens da rodovia de acesso a região de Nossa Senhora da Guia. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet