Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Civil

vitória do PGJ

Conselho do Ministério Público aprova eleição direta para lista sobre cargo de desembargador

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Conselho do Ministério Público aprova eleição direta para lista sobre cargo de desembargador
O Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso (MPE) aprovou nesta segunda-feira (17) resolução que regulamenta eleição direta para escolha dos seis nomes que disputarão uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça (TJMT). Poderá ser candidato o interessado que possuir mais de 35 anos e ter pelo menos 10 anos de carreira no Ministério Público.

Leia também
Presidente do TJ inicia processo de escolha de novos desembargadores em setembro

 
Ainda conforme Resolução aprovada pelo Conselho Superior, foo excluído parágrafo que vedava a candidatura do procurador-geral de Justiça e do corregedor-geral do Ministério Público, uma vez que os membros do Conselho Superior entenderam que, como a normatização legislativa, ou seja, a legislação em vigor, não prevê tal impedimento e ela se sobrepõe, hierarquicamente, a qualquer resolução interna da instituição, não havia porque incluir tal dispositivo.

Prosperou proposta do chefe do MPE, o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Borges, de fazer com que a escolha siga a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Existia resolução do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), amparada em Lei Federal, que atribuía ao referido conselho a realização da escolha.
 
Após a eleição direta, com a participação de todos o membros do MPE, a lista com os seis nomes será submetida à votação pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça, o qual definirá três candidatos. Em seguida, a lista tríplice é enviada para o governador do Estado, que escolhe, entre os três nomes, o desembargador do quinto constitucional. 
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, irá deflagrar o processo de escolha dos nove novos desembargadores de Mato Grosso em setembro. A PEC que cria os cargos foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso no último dia 12.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet