Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

NETWORKING

No dia do advogado ABA comemora 18 anos e celebra crescimento em Cuiabá

Foto: Reprodução

Os advogados Esdras Dantas e Ana Lúcia Ricarte

Os advogados Esdras Dantas e Ana Lúcia Ricarte

A Associação Brasileira de Advogados (ABA) comemora neste dia 11 de agosto, Dia do Advogado, 18 anos de existência. O presidente da associação, o advogado Esdras Dantas de Souza, comemorou as conquistas da ABA em todos os Estados e disse que a meta é se tornar a maior associação voluntária deste país. A ABA chegou a Cuiabá recentemente, sob o comando da advogada Ana Lúcia Ricarte, e já vê um crescimento exponencial, passando de pouco mais de 20 associados há alguns meses para mais de 50. Segundo a advogada, o objetivo é criar uma rede de relacionamento entre advogados cada vez mais fortalecida.

Leia mais:
Empossada como diretora da ABA, advogada de Cuiabá busca fortalecer a integração entre os profissionais

A ABA foi fundada em 2002 pelo advogado Esdras Dantas, com a missão de formar líderes e dar uma melhor formação para advogados, criando uma rede de relacionamento entre a classe. Ao Olhar Jurídico o presidente da associação disse que este trabalho tem sido gratificante.

"Minha avaliação [destes período] é muito positiva. Nestes 18 anos conseguimos implantar a ABA em todos os Estados da Federação, a experiência tem sido muito gratificante porque a ABA está cumprindo seus principais objetivos que são dar visibilidade aos seus associados, alavancando suas carreiras profissionais, bem como, disponibilizando à eles a oportunidade de ingressarem em uma grande rede de relacionamentos (networking), afim de ampliar oportunidades de trabalho". 

Dantas disse que a atuação da ABA em Cuiabá tem sido bem sucedida, principalmente por causa do trabalho realizado pela diretora, a advogada Ana Lúcia Ricarte. Ele enalteceu o desempenho dela em seu cargo e comemorou o número expressivo de associados incorporados à ABA Cuiabá em seus três primeiros meses. "Isto por si só mostra sua liderança na advocacia", disse o presidente.

A ABA proporciona um ambiente de crescimento profissional. Os associados são encorajados à produzirem estudos e materiais acadêmicos, podendo contar com apoio de colegas de todo o Brasil, até mesmo em sua atuação profissional.

Só em Cuiabá, por exemplo, já são nove comissões temáticas, sendo elas: Comissão de Direito das Famílias e Sucessões, Comissão de Direito da Mulher, Comissão de Direito Digital, Comissão de Direito Previdenciário, Comissão de Direito Tributário, Comisão de DIreito Civil e Processual, além das três mais recentes, a Comissão de Direito do Estado e Ciência Política, a Comissão de Mediação, Arbitramento, Práticas Restaurativas e Sistêmicas, e a Comissão de Práticas Colaborativas.

A diretora da ABA Cuiabá avalia que todos estes resultados, como o crescimento de associados e produção de conhecimento, só mostram como a rede de relacionamentos criada pela ABA, com lideranças articuladas, auxilia o crescimento profissional. Ela disse que a meta é ultrapassar os 100 associados até dezembro deste ano.

"A vinda da ABA para Cuiabá foi maravilhosa para os advogados porque não só proporcionou o networking dos nossos advogados com profissionais do país inteiro, mas deu também visibilidade, porque agora eles possuem um ambiente no qual podem produzir seu material acadêmico e profissional. Para Mato Grosso é mais uma instituição que fortalece a classe".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet