Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Para baixa renda

MPE arquiva denúncia de irregularidade em cursinho preparatório para Enem

Foto: Assessoria

MPE arquiva denúncia de irregularidade em cursinho preparatório para Enem
O Ministério Público Estadual (MPE) arquivou um inquérito que apurava supostas irregularidades em um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que era promovido pela prefeitura de Cuiabá e destinado a jovens de baixa renda do município.
 
Leia também
Investigada pelo MPE, obra de UPA no Jardim Leblon acumula entulhos; veja fotos

 
O curso era uma das promessas do prefeito Emanuel Pinheiro para Educação, durante sua campanha e chegou a ser aplicado nos anos de 2018 e 2019.
 
A representação pedindo a suspensão do curso preparatório, que atendia mil alunos de baixa renda foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), que alegou a existência de desvio de finalidade e de recursos.
 
"Relata que o referido curso tem como destinatários os alunos do ensino médio e funcionários públicos municipais, com a proposta de preparálos para Exames Vestibulares e para o ENEM. No entanto, impende destacar que a criação desse curso viola, em tese, a Constituição da República Federativa do Brasil, assim como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pois ambas prescrevem que os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil", diz a denúncia.
 
O promotor Miguel Slhessarenko, no entanto, entendeu que houve a comprovação do atendimento aos alunos, assim como formas de seleção de ingresso e efetiva execução. O MPE, porém, notificou o município solicitando a suspensão do curso, uma vez que o município deve investir no ensino básico.
 
A prefeitura informou que a edição do programa em 2020 já estava suspensa
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet